Karen Bartolomeu: Dica Fitness: Bora Correr!?

Dica Fitness: Bora Correr!?


    Quem me conhece sabe o quanto sou adepta a corridas de rua (odeio correr na esteira, para falar a verdade, 10 min parecem 2h!) e o quanto amo praticar uma corridinha, nem que seja de 30 min, sempre que posso. Mas o que muita gente não sabe é que existem dicas que podem fazer da sua corrida muito mais eficiente e segura.

    Como eu, muita gente acha que é só colocar um tênis qualquer e sair correndo por aí, mas a verdade é que, pesquisando bastante, descobri que não é bem assim.

      CONTRIBUIÇÕES DA CORRIDA PARA A SAÚDE E FORMA FÍSICA

    Primeiramente, para quem não sabe, correr faz bem para a saúde (E MUITO) aumentando o condicionamento físico, fortalecendo os músculos, combatendo a insônia, auxiliando no controle do colesterol, prevenindo osteoporose, dando a sensação de bem- estar graças ao hormônio da endorfina liberado, e, claro, ajudando a emagrecer.

     E falando em emagrecer e coisa e tal, a corrida é uma FORTE aliada na ajuda da queima da pior gordura de todas: a abdominal. Nada mal né? Mas para que isso aconteça a corrida deve ser aquela intercalada, ou seja, alterna corrida de alta intensidade (explosões) com breve descanso (diminuindo o ritmo). Esse tipo de treino também é indicado para a perda da barriga por desencadear várias respostas específicas sobre o organismo que nenhum outro tipo de treino é capaz de provocar. Então se você quer perder GORDURA, intercale os ritmos da sua corrida (nunca fique em um ritmo só para aumentar seu metabolismo).

CORRER OU CAMINHAR?

     Estudos dizem que as vantagens da corrida na prevenção de doenças cardíacas são maiores do que as da caminhada. Por ex.: quem corre vinte minutos 3x na semana está duas vezes mais protegido ,nesse quesito, do que uma pessoa que caminha meia hora todos os dias. Acho que isso responde a pergunta do tópico né? :D


CORRENDO

    Se você ainda não está acostumado a correr, comece devagar. Inicie o ritmo caminhando um dia e vá aos poucos (nos próximos dias) adicionando 1 min de corrida, 2min, 5 min, sempre em ritmo mais leve até pegar no tranco. Ah! E não se esqueça de visitar um médico antes, pois dependendo da sua estrutura física, seus joelhos não aguentarão correr tão cedo!

   Já está acostumado a correr? Saiba que de correr 15 min 5x na semana ou 30min 3x na semana podem surtir efeito em apenas 15 dias (claro que se você quer correr maratonas seu treino será beeem diferente).

    A escolha de um tênis adequado também é muito importante. Um par de tênis com amortecimento diminui o impacto e protege a articulação. E quanto a roupa, ao invés de peças de algodão prefira shorts e camiseta de tecido sintético que facilita a perda de calor e ainda são mais confortáveis.



  Antes de ir às ruas de fato, ALONGUE. Isso é muito importante ao menos 3x na semana pois melhora a mobilidade articular, a flexibilidade e evita aparecimento de lesões. 


   Não esqueça de se hidratar tanto antes, durante (caso a corrida seja com duração de mais de 1h) e depois. Não ache que água é importante apenas nesses momentos citados. Durante O RESTANTE do dia deverá ser ingerida água constantemente. 

  Não ultrapasse seus limites. Exageros nunca são bons. O excesso pode causar lesões e fadiga extrema. Respeite o seu corpo.

   Quanto a postura, o ideal é que os antebraços fiquem paralelos ao solo, ou seja, em um ângulo de 90º em relação ao restante do seu corpo e não deixe os ombros tensionados (relaxe!).

    RESPIRAÇÃO. Não ignore uma respiração correta! Inspire pelo nariz e expire pela boca. Se você aumentar o ritmo e ver que não está conseguindo respirar rápido pelo nariz e está abrindo a boca, diminua o ritmo até se acostumar. Puxar o ar pela boca acaba com seu ritmo (você cansa muito mais rápido).

APÓS A CORRIDA

     O pós também é importantíssimo. Se alimente corretamente, beba água e ALONGUE novamente. Ah, uma dica super válida é tomar banho FRIO (ou o mais frio que conseguir), pois a água fria evita inflamação dos músculos, relaxa a região e minimiza as dores.

    CORRER DE MANHÃ OU À NOITE?

    Quanto a temperatura, os horários matutinos são mais amenos. O calor excessivo a partir das 10h causa maior desgaste e pode levar a um hiper aquecimento corporal causando queda de pressão e tudo o mais. A noite o período é mais fresco, porem se o clima estiver mais frio, o ar gelado costuma deixar os músculos mais contraídos, sendo necessário um alongamento mais caprichado antes da corrida.

    Quanto a alimentação, em ambos os horários diz-se importante se alimentar antes da corrida, com refeição leve e que te dê energia suficiente para o exercício. 

    Com tudo isso em mente, BORA CORRER? :D



20 comentários:

  1. Eu costumo sair para correr em diferentes horarios, porque ainda não consegui
    me organizar bem para ter um horário certinho, mas prefiro pela manhã.
    Amei as dicas e já anotei algumas que não fazia nem idéia.
    Beijos
    Kauany Santos - www.materiafeminina.com

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    1. Também prefiro pela manhã, sempre tenho mais disposição. Que bom que gostou! Beijo!

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  2. Eu adoro correr, mas tenho sentido dores no joelho então precisei parar.
    Mas recomendo a todos.
    A sensação é ótima e o resultado para o corpo é bom demais.

    Adorei o post.

    bjO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

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    1. Que bom que gostou do post! Pena que teve que parar de correr... Um beijo!

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  3. amei as dicas, bjs : )

    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

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  4. Que maximo devemos fazer isso todo os dias
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

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  5. Correr é mesmo o máximo, tô precisando volta às minhas rotinas de exercícios!
    Ótimo post! Beijão!

    Blog Coisas de Jana

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  6. Queria ter essa disposição.
    bjkas gata
    www.garotadafucada.com.br

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    1. É só começar que a disposição vem com o tempo! Beijo!

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  7. Que ótimas dicas. Eu não costumo correr, só faço caminhada. Bjus!

    galerafashion.com

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  8. Depois do post até deu vontade de subir na esteira! (O calor aqui tá tenso, então correr na rua tem sido impraticável... ainda bem que a casa é fresquinha!)
    Gostei bastante das dicas!
    Beijo

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    1. Ahahahahaha nossa eu prefiro ir com muito calor pra rua do que ir pra esteira no ar condicionado da academia pois o tempo na esteira parece que não passa! Odeiooo ahahaha mas tá valendo tudo né kkkkkk beijoo

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  9. Ola Linda:)
    Tudo Bem?
    Adoro o Post:)
    Muito Obrigada
    Bom fim de semana
    Bjs Open Kloset
    Novo Post:
    http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/05/real-abadia-congress-spa-hotel.html
    Instagram:@openklosetfashion
    SnapChat:OpenKloset

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