Karen Bartolomeu: Secador e Chapinha: o que devemos saber?

Secador e Chapinha: o que devemos saber?


    Olá pessoal! Sabemos muito bem que o secador e a chapinha fazem parte da rotina da maioria das mulheres não é mesmo? Mas o que grande parte não sabe é como exatamente usar esses aparelhos de forma a amenizar os efeitos negativos.
   O certo é um secador que tenha pelo menos duas opções de temperatura (quente e frio), principalmente para quem tem fios finos, pois o uso constante de uma só temperatura pode danificar (o certo é não usar sempre a temperatura mais quente e ir intercalando as temperaturas enquanto faz a escova, entende?). 

     Os secadores profissionais consomem mais energia e são bem mais pesados, porém têm maior potência e proporcionam redução no tempo de secagem reduzindo as chances de danificar os fios. Existem ainda algumas tecnologias que algumas linhas profissionais possuem como a saída do ar de porcelana que leva à distribuição homogênea o jato de ar quente, o que facilita a secagem, mas, que por ser oneroso não faz tanta diferença no dia a dia. Outra tecnologia de alto custo é a cerâmica localizada dentro do aparelho, no caminho do ar quente, que permite melhor distribuição do calor e secagem mais rápida e ainda reduz o número de bactérias acumuladas no interior do secador. Mas também é algo que não é tão necessário no dia a dia. 

     Quais são os benefícios do secador com íons?

    O secador com íons emite íons de carga negativa que anulam as cargas positivas responsáveis pela desestruturação da cutícula, deixando os fios mais maleáveis e brilhantes e ainda elimina a eletricidade estática e, com isso, o volume.

    Pode-se usar o secador todos os dias?

    Não é ideal pois a alta temperatura danifica os fios por mais cuidado que você tome. Mas se o uso diário for inevitável, use produtos termoativados antes do uso.

      Qual é o modelo ideal de escova para fazer escova?

    Fios grossos pedem uma escova de diâmetro grande e espaçamento entre as cerdas e já os fios finos são mais facilmente modelados com escovas de cerdas compactas. As de cerdas naturais são mais macias e ideais para o uso diário e couros cabeludos sensíveis. 

    -Escova térmica: é feita de metal ou cerâmica na porção central da escova (onde se fixam as cerdas) e é adequada para modelar os fios pois distribui o calor do secador por toda a extensão da escova.

     -Escova com cerdas de dupla altura: é ideal para alisar pois prende melhor os fios, principalmente em cabelos mais volumosos. Arriscada para cabelos finos.

     -Escova com íons: quando aquecidas, suas cerdas liberam íons e é indicada para evitar o arrepiado (frizz) e diminuir o volume.

      Ah e não se esqueça de lavar com frequência sua escova, seja ela de que tipo for, pois acumula oleosidade. E deixe secar por completo antes de usar novamente.

      Qual é a maneira correta de secar os fios?

      Primeiro retire com a toalha o excesso de água do cabelo (o ideal mesmo é que estejam apenas úmidos para reduzir o tempo de uso do secador e causar menos danos). Quando usar a temperatura mais alta mantenha o secador em constante movimento para que o calor do ar seja distribuído evitando o superaquecimento de uma única área.


      É importante manter uma distância segura, de no mínimo 15 cm, entre a saída do ar e os fios. A maior aproximação só é permitida para modelar o cabelo e por curto período de tempo.

     Não se esqueça de proteger o couro cabeludo evitando direcionar o ar quente do secador para ele, pois, além de queimá-lo pode aumentar a oleosidade na raiz. 

     
      As chapinhas devem ser evitadas pois aquecem os fios muito rapidamente e a altas temperaturas, o que torna inevitáveis os danos à cutícula e a desidratação do cabelo. Mas, se o uso for realmente necessário, opte pelo melhor produto, preferindo produtos com cerâmica e usando sempre um protetor termoativado.

     Prefira deixar a chapinha para ocasiões mais especiais e depois, na hora de lavar os cabelos, use uma máscara de tratamento ao invés de condicionador pois a concentração de nutrientes é maior e pode ajudar a recuperar os fios.

     As chapinhas de cerâmica são melhores pois a placa de cerâmica fica sobre a lâmina que emite calor, protegendo os fios do contato direto com a fonte de temperatura. Ah, e nunca use a chapinha com cabelo embaraçado (quebra!).

    Gostou das dicas? Comente!

32 comentários:

  1. Karen, dicas valiosas ein?! Não uso chapinha quase, mas secador uso com frequência e amei saber um pouco mais... ❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Dicas incríveis, temos que ter cuidado para não usarmos nenhum dos dois em excesso né? Haha
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse post!
    Eu uso chapinha todos os dias porque gosto do cabelo bem escorrido, vou tentar reduzir um pouco!
    Beijos

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Eu uso secador dia sim, dia não. O meu tem emissão de ions e eu notei muita diferença dele em relação ao que eu tinha antes. Eu uso o secador porque não gosto de ficar com o cabelo molhado, principalmente quando preciso sair, mas tou tentando deixar ele secar naturalmente pelo menos 1 vez por semana, e quando uso ele, fico alternando entre quente e frio!
    Chapinha é muito dificil eu usar, embora a minha seja de cerâmica, eu deixo mesmo só pra quando preciso muito dela.
    Adorei todas as dicas que tu deu aqui!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bianca! Eu também odeio ficar com meu cabelo molhado. Também faço mais ou menos o que você faz ahahaha que bom que gostou!

      Excluir
  5. Ai menina adorei as dicas. Uso muito o secador e preciso cuidar bastante dos fios.

    bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas!
    Eu uso bastante chapinha e secador, mas sempre hidrato meu cabelo e uso protetores térmicos antes de passar ambos , amei as dicas!

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. eu raramente uso secador ou chapinha, mas achei este post realmente interessante e útil! :)

    ResponderExcluir
  8. Eu usaav secador e chapinha juntos meninaaa do céu, pensa em um cabelo que ficou seco? Até o secador que eu usava sempre eu parei e uso só em último caso porque senão o cabelo resseca demais! D:
    E chapinha sempreee com protetor térmico!
    Amei as dicas <3

    Beijos
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahah mas é normal..hoje em dia todo mundo usa juntos! Que bom que gostou!

      Excluir
  9. são dicas valiosas, mas eu não consigo mesmo viver sem chapinha :( beijo

    ResponderExcluir
  10. Algumas coisas sobre o secador eu não sabia.
    Ah chapinha é inevitável, não tem como ficar sem mesmo pelo menos pra mim. hahaha
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  11. adorei o post cheio de informação e boas dicas! acho que a gente tem que tentar evitar ao maximo o calor essecivo desses itens

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post. Sobre a chapinha tenho uma dúvida, pois atualmente no mercado vejo muita chapinha com placa de titânio. Ela é melhor que a cerâmica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah acho que as duas tem o mesmo nivel de qualidade!

      Excluir
  13. Boas dicas! Eu raramente uso secador ou chapinha...
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Adoreeei flor! Eu uso muito secador hehe
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  15. Tive até que favoritar!! Dicas ótimas.
    Beeijos

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!