Karen Bartolomeu: Pele: Hidratação Facial

Pele: Hidratação Facial

   

Olá amores! Hoje venho com mais um post sobre dicas para a pele. Dessa vez vim falar sobre a hidratação.

    Para que a pele possa exercer sua função protetora do meio externo, é fundamental que esteja saudável. Sua saúde depende diretamente da manutenção da hidratação e para isso, as células da pele produzem uma secreção natural chamada de hidrolipídico. Ele forma uma cobertura lubrificante sobre a pele que evita a perda da água para o ambiente e por isso é o grande responsável pela integridade cutânea. 

    Como a pele está em contato direto com o meio externo, fica sujeita às mudanças climáticas e ambientais, como a umidade relativa do ar (relação entre a quantidade de água existente no ar e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura), vento, ambientes com ar-condicionado ou aquecedor de ar, esportes dentro d'água (ficar muito tempo dentro da água deixa a pele desidrata, ao contrário do que se imagina), hábitos como banhos demorados e/ou quentes.

    Todos esses fatores levam de alguma forma ao ressecamento da pele, que deve ser protegida de acordo com a época do ano e as variações climáticas fora o fator da idade, cigarro e etc.

     Hidratação Facial

     A hidratação da face é fundamental para todos os tipos de pele, desde as naturalmente secas até as oleosas (sim, as oleosas precisam se hidratar também!), em crianças e idosos, em todas as etnias raciais.

     Se você tem a pele oleosa, deve procurar em seu hidratante as seguintes características:
     -Produto leve, que espalhe fácil e deixe a sensação de toque seco após a aplicação. 
     -Zinco, pois regula a produção de sebo.
     -Silicones, que são responsáveis pela redução do brilho na pele e formam uma película evitando a perda de água para o ambiente.
    -Ácido salicílio e ácido glicólico que são ácidos derivados de frutas (alfa-hidroxiácidos, AHA) Têm ação esfoliante e promovem a renovação celular.
    -Filtro solar: essa associação é uma boa opção para os homens, pois, com um unico produto é possível hidratar a pele e protegê-la dos danos solares.

    Já se você possui a pele seca, deve procurar em seu hidratante:
    -Produtos em cremes ou no máximo gel-creme.
  -Óleos essenciais ou ácidos graxos essenciais, que são óleos que fazem parte da lubrificação natural da pele e por isso garantem proteção e maciez. São identificados como ômega 3 ou 6 nas embalagens, ou mesmo no óleo de girassol, canola, framboesa, linhaça, etc.
   -Agentes que mantêm a água na pele, como glicerina, ácido hialurônico e ceramidas.
   -Agentes calmantes ou dessensibilizantes, como os derivados da camomila e do alcaçuz.
   -Manteigas, como manteiga de manda, de carité, de ilipé. Todas são compatíveis com a pele seca e melhoram a elasticidade e o brilho, além de aliviar a sensação de aspereza.
    
    Se você tem pele mista, busque as seguintes características no seu hidratante:
    -Procure lavar o rosto com produtos para pele oleosa, pois isso garante limpeza adequada na zona T e caso o restante do rosto fique ressecado demais, isso pode ser corrigido com um hidratante ou filtro solar aplicado em seguida.
    -Algumas linhas cosméticas têm produtos específicos para a pele mista e isso facilita a compra do hidratante. Caso não encontre esse tipo de produto, opte também aqueles destinados à pele oleosa, principalmente com efeito matte.
    -Evite procutos em creme e priorize os em gel-creme ou emulsão.

                                             Fonte: Livro "Pequeno Livro de Beleza.. Guia para toda hora". Por Daniela Leal

66 comentários:

  1. excelentes conselhos,,,bom post. obrigado..
    beijinhos..;)
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a pele oleosa e vivo sofrendo com certas hidratações :( Adorei as dicas e vou procurar um hidratante seguindo á risca as suas dicas, adorei *--*
    Beijão
    http://priscilaashwell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu tenho pele mista e também sofro muito com isso! Obrigada!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, e é super importante mesmo hidratar a pele!
    mesmo que tem a pele oleosa só precisa achar o produto certo né, bjão
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa que texto profissa hein Karen!!
    Adorei tudo muito explicadinho!!
    Adoro suas dicas!! Beijos

    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada, Joyce! Muito obrigada! Fico super feliz de ter gostado!

      www.fashionworldbykaren.com

      Excluir
  5. Adorei as dicas, tenho a pele oleosa e quase não sei o que comprar. rsrs
    Ótimas explicações.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier / Canal / Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é..acho que é um problema geral das brasileiras! haha obrigada!

      Excluir
  6. Post M-A-A-R-A!

    Tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Tem post sobre meu sumiço no blog!

    Um beijo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda! Um beijoo

      www.fashionworldbykaren.com

      Excluir
  7. Hidratação realmente é fundamental, principalmente para o rosto e antes da maquiagem.
    Adorei o post, tem várias dicas legais!

    http://zihaveablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fundamental mesmo, lindona! Obrigada! Um beijao

      Excluir
  8. ótimas dicas, Karen! *-*
    Minha pele é super oleosa, e sempre procuro produtos específicos!
    Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! É sempre muito dificil né? ahaha

      www.fashionworldbykaren.com

      Excluir
  9. Ótimas dicas sua linda.
    Beijos

    www.todamorena.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei as ficas, bjs http://igmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoreei as dicas! Tenho a pele muito oleosa e essas dicas me ajudaram bastante!
    Tendenciadas | Facebook Tendenciadas

    ResponderExcluir
  12. Dicas valiosíssimas, nossa pele vai muito além de uma aparência bonita, pele é saúde! S2
    Beeeijos, Blog Feita de algodão

    ResponderExcluir
  13. Eu amo cuidar da pele,principalmente a do rosto,adorei as dicas flor
    super beijoo

    Blog Moda e Bom Gosto

    ResponderExcluir
  14. Amei o post, dicas maravilhosas. Hidratar a pele é mega importante! A minha que é oleosa, precisa sempre. hehe
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz de ter gostado meu bem! É mega importante mesmo! Um beijao

      Excluir
  15. hidratação facial é msm SUPER importante, msm no meu caso que tenho a pele super oleosa sinto que preciso hidratar com um produto especifico sim

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mesmo, Lívia! SIm! Produto específico é super importante! Um beijoo

      Excluir
  16. Amei as dicas
    minha pele é super oleosa e mesmo assim eu hidrato bastante!
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é super importante hidratar corretamente esse tipo de pele. Um beijo!

      Excluir
  17. Oii ka Tudo bem?, Ameii as dicas eu costumo ter a pele oliosa d+++ então vou usar as dicas para melhorar
    http://thayanny-reis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo e você? Fico super feliz de você ter gostado! Um beijo

      Excluir
  18. Obrigada pelas dicas :) http://www.alanaandkyra.com/

    ResponderExcluir
  19. Confesso que não hidrato meu rosto, preciso cuidar mais =)
    Um Beijo,
    Vem me visitar?
    Te espero lá! :)
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. adorei as dicas
    preciso ir atrás de uma hidratação dessas

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas e com certeza tentarei fazer haha !
    Beijos!
    http://tendenciadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Karen, gostei muito das dicas. Eu não costumo usar hidratantes, tenho preguiça rs. A minha pele é mista e quando eu lembro eu uso um hidratante para peles oleosas mesmo rs.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico super feliz de ter gostado! Um beijao

      Excluir
  23. Super importante cuidar da pele e saber cuidar para não maltrata-la e criar manchas.
    Adorei as dicas.

    Beijooos
    https://blogidfashion.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  24. Cuidar da pele é realmente super importante, mais que isso, fundamental. Pena que eu odeio rotinas, então nao consigo entrar no hábito de hidratar todos os dias e etc
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Hidratar é mesmo super importante, mas quem tem pele oleosa vive com medo, né? Encontrei refúgio na linha Normaderm da Vichy, que é ótima pra quem tem pele oleosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua dica. Ainda não testei essa linha e com certeza vou dar uma checada! Um beijoo

      Excluir
  26. ultimamente eu estou dando uma importancia muito grande a isso...é fundamental....Beijokas otimo fim de semana
    http://www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem?
    A minha pele é oleosa, adoreii as dicas!
    beijos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  28. Adoreeii as dicas!! :)
    Eii, tem sorteio rolando no blog! Vem participar!
    Batom de Framboesa
    Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  29. Karen eu adoro esse estilo de blusinha. Bjus.

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ótimas dicas, Karen! Cuidar da pele é essencial :)
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  31. Bons conselhos!
    Adorei suas postagens, são completinhas e bem detalhadas, parabéns!

    Beijos,
    Helô, do Vestido do dia

    ResponderExcluir
  32. Que postagem maravilhosa e bem detalhada, dicas essências....obrigada flor....bjs

    www.bio-pink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!