Karen Bartolomeu: Dica Fashion: Tipos de Trajes: Esporte; Esporte Fino/Passeio; Passeio Completo/Social e Gala/Black Tie

Dica Fashion: Tipos de Trajes: Esporte; Esporte Fino/Passeio; Passeio Completo/Social e Gala/Black Tie


   Olá pessoal! Hoje vim trazer algumas dicas que parecem óbvias mas percebi que 90% das pessoas que conheço não sabem ou se confundem ao receber um convite no qual vem descrito o tipo de traje a se usar na ocasião. Portanto, hoje a dica é sobre traje adequado

    Tipos de trajes:

    -ESPORTE: Este é o traje mais simples e mais formal. É o que estamos acostumados a usar no dia a dia. Permite maior possibilidade de combinações. É um traje descomplicado. 

   Mas gente, não é porque é informal, casual que significa que seja qualquer roupa. Eu penso o seguinte: se você está recebendo um convite que está tendo o trabalho de descriminar qual o tipo de traje, no caso, esporte, é que não é para colocar um short jeans com rasteirinha e está tudo certo! A minha dica é: na dúvida do que usar em traje esporte, coloque uma calça jeans em boas condições ou branca de stretch (que sempre deixa o look menos informal) e um salto médio e está tudo certo! 

    Usado emalmoços, exposições, churrascos, batizados, festas infantis, eventos ao ar livre mais informais, etc. Portanto, não leve o nome do traje ao pé da letra. Não é porque é "esporte" que é para colocar uma camisa de time, por ex. 

   Roupa, tecido e acessórios corretos: saias ou calças da estação com uma t-shirt ou suéter coloridos, terninhos esportivos, vestidos  leves e floridos (inclusive os de alcinha), calças lisas ou estampadas, calça cápri, calça e camisa branca, etc. Use o bom sendo. Tecidos mais rústicos ( tricoline, linho, etc), crepes, algodões, tecidos com stretch, veludos, malhas, camurças. Acessórios esportivos como sapatilhas, botas, sandálias ou sapatos baixas, bolsa maior.  As bolsas devem ser de tamanho médio a grande e de material menos social possível. Use o mínimo de brilhos, joias e etc. Maquiagem leve.

     Para o homem significa sem gravata, não para ir com camisa de time, como eu disse nem de de all star e calça jeans. Use calça jeans arrumadinha ou de brim, uma camisa pólo de malha, blazer, dock sider/mocassim/sapatênis, por exemplo.

    NÃO USE: chinelos, camisas de time, bermuda/shorts, tênis esportivo, rasteirinhas, moletons e coisas do tipo.












    -ESPORTE FINO/PASSEIO: este é um traje intermediário, sendo mais arrumado do que o traje anterior, possuindo um toque de formalidade, sendo usado geralmente para um evento com um ar de mais importância mas ainda assim mais descontraído do que o traje "passeio completo/social". Para eventos durante o dia (até às 18h), o blazer escuro e a tradicional calça bege podem ser usadas sem problemas. Mas se a festa estiver marcada para a noite, inclua a gravata e até um lenço. 

   Usado em: lançamento de um filme, teatro, almoço (mais elegante que o do traje anterior), vernissages (recepção para exposição de telas), etc.

    Roupa, tecido e acessórios corretos: até as 18h, pantalonas, túnicas, vestidos, terninhos, saias, bolsas médias. Após as 18h, é melhor o pretinho básico, vestidos que vão até os joelhos (longuetes) feitos com tecidos mais nobres, brilhos moderados e bolsas menores. Em ambos os horários, sapatos de médio para alto, belas bijuterias e um visual mais bem cuidado. Os tecidos a ser usados são os de algodões, microfibras, jérseis (verão), veludos, camurças, malhas e sedas.

    Para o homem, gravata na versão informal (blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo e gravatas mais divertidas). Nada melhor do que calças sociais ou de brim. Camisa de malha com gola role é melhor para noites mais frias e os sapatos devem ser com bicos mais arredondados do que os pontudos.

     NÃO USE: look com brilho total, com decotes ousados e jóias poderosas.











    


    -PASSEIO COMPLETO/SOCIALé o mais clássico de todos. O mais imponente. O traje sério deve ser usado em ocasiões de importância tal como reuniões, jantares ou encontro de encontros, apresentações e tudo que envolva profissionais mais importantes dentro de uma escala empresarial, assim como casamentos e formaturas. O clima é de formalidade total. É hora de festa fina.

    Usado em: jantares, coquetéis, óperas, casamentos, formaturas, comemorações oficiais em geral

   Roupa, tecido e acessórios corretos: vestidos curtos com detalhes de brilho, decotes, fendas e transparências, paletó e saia ou calça de tecidos nobres. Tecidos em georgettes, chiffons, musselinas, shantungs, rendas, crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição.  Bolsas menores entram em cena. Sapatos ao gosto da mulher. Cabelos e maquiagem super bem trabalhados.
    
   Para o homem, pede terno e gravata, independente da cor. O sapato é tradicional e pedem solas de madeira para a noite ou borracha para o dia. Coletes e lenços no bolso também ajudam a deixar a roupa mais elegante. 

     NÃO USE: decotes, fendas e transparências e brilho MUITO grandes, vestidos longos exuberantes (guarde esses para o traje de gala) ou algo menor formal, como calça de trabalho.















 -GALA/ BLACK TIE/ TRAJE A RIGOR: é o mais rigoroso de todos. Só cabe aqui vestido longo que ultrapasse o tornozelo, valendo até uma pequena calda. Uma formanda, uma madrinha, por exemplo, usam vestidos de gala. Vale praticamente tudo, desde que o vestido seja longo (bainha abaixo do tornozelo). É um clima total de requinte. 

    Usado em: noites de gala, baile e grandes premiações.

   Roupa, tecido e acessórios corretos: Aqui está liberado o uso de decotes, das aberturas laterais ou nas costas, das transparências nos detalhes da roupa e dos elementos brilhantes como pedrarias e jóias. O salto alto com meias de seda fina é fundamental, assim como uma carteira pequena ou de metal. O negócio é brilhar e aparecer, por isso joias, estolas e echarpes estão liberados. Cabelos soltos apenas em raras ocasiões, eles devem permanecer presos e a maquiagem precisa estar impecável. Tecidos como brocados, tafetás de seda, shantungs, zibelinas, rendas, georgettes. Sapatos e sandálias bem altos. 
    
   Para o homem, se o convite vier pedindo black tie ou rigor, certamente o mais adequado é procurar uma casa de aluguel de trajes. A regra é clara: smoking e gravata borboleta é o mais adequado, portanto, alugue um. Ele é o mais formal de todos da lista e a composição reúne diversos detalhes como camisa especial, gravata, lenço, faixa e sapato preto podendo ou não ser de verniz. Para não errar, o melhor é procurar um profissional.

     NÃO USE: pretinho básico, sapato ou sandália esportivos. 













     Mas, qual a diferença afinal entre o traje social e o traje de gala? Pois bem, procurei por toda a internet, afinal eu mesma nunca soube identificar a diferença. Posso estar errada, mas cheguei à conclusão que o social pode haver longo desde que não seja tão trabalhado quanto o vestido de gala. Cheguei à conclusão também que uma formanda, por exemplo, usa vestido de gala enquanto seus convidados usam trajes sociais/ passeio completo. É uma linha bem tênue! O vestido e roupa social, por exemplo, é mais usado curto ou longuete, desde que não tenha bainha além do tornozelo, e se houver, tecido mais simples e liso (sem pedrarias, brilho, etc). Já no de gala vale brilho, pedraria, fendas, transparências, etc. Me corrijam se eu estiver errada nas minhas conclusões! ahahah

    Bem, espero ter ajudado em alguma coisa. Me contem nos comentários se gostaram e se ajudou!

    Um beijo!

68 comentários:

  1. Flor, vc arrasou no Post ein!!

    Adorei as dicas e os looks!

    Beijinhos Lindona!

    Sorteio Case para Iphone4

    Blog da Fran Bazan

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! E ameeei vários looks ai! rsrsss
    Beijos!!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
  3. Imagina só, uma pessoa receber um convite que pede um traje esporte e ir de camisa de time, ai não dá né rsrs. Gostei das dicas e os looks também. Beijos !!

    serva-do-rei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhahhahah não dá mesmo, né? Obrigada, fico super feliz. Um beijao

      Excluir
  4. Olá! ótimas dicas, post muito bem explicado, adorei os looks, lindíssimos!
    beijos e ótima segunda feira =*

    docetendenciadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, jéssica! Fico bem feliz. Um beijaooo

      Excluir
  5. Menina ajudou muitoo
    sempre fico na dúvida, mas agora já está td anotadinho rs

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico muito feliz em ter ajudado! Um beijao

      Excluir
  6. Post de utilidade pública! Hahahaha
    Ótimo para esclarecer todas as dúvidas :)
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahhahaah boba! Fico super feliz! Um beijooo

      Excluir
  7. Looks maravilhosoooooosssss! Muito lindos esses vestidos, amei todos! HAHAHA. <3 Os looks masculinos também arrasaram no estilo esporte fino, adorei!
    ótimo post!
    Estou com uma meta em meu blog, se puder, visite! Muito obrigada! <3
    Bisousss,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  8. super post, ótima seleção, adorei! beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o Post, tem bastante conteúdo.
    Seguindo o blog, segue de volta **
    Bjs ..
    http://feitaparaprovocar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quantas dicas maras Ka!!
    Amei!!

    Estou de blog novo.. vem conferir amre!!
    beijinhos
    Taty
    https://www.facebook.com/pages/Blog-Taty-Campos/319670538216221?sk=info&tab=page_info
    http://blogdatatycampos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah! Esses looks de gala são o máximo, né?!
    Pena que não temos muitas ocasiões deste tipo....hehehhee
    Adorei o post!
    Beijocas

    www.lacodemimosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei eles! ahahah verdade! Obrigada

      Excluir
  12. adorei os looks, os vestidos são perfeitos!
    seguindo o blog, grande beijo!
    http://escrevervicia.blogspot.com.br/
    http://facebook.com/blogescrevervicia

    ResponderExcluir
  13. adorei tudo, mais tudo mesmo a postagem esta muita gostosa de ver e rever para servi de inspiração.....Beijokas
    ...
    http://www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico super feliz com seu comentário. Um beijao!

      Excluir
  14. Maravilha de post
    Adorei as inspirações.

    #PostNovo! <3

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram: @samaralima_03

    Um beeeeeijo <3

    ResponderExcluir
  15. Arrasou nas dicas, tb acho que o traje de gala é mais sofisticado mais chique e chamativo :)

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! Fico muito feliz! Acho lindo demais o traje de gala (adoro!) ahahah

      Excluir
  16. Gostei muito das dicas, seu post ta bem completo!! Sempre existe essa dúvida do trajes!

    Beijos
    http://www.babimussi.com

    ResponderExcluir
  17. Se Ajudou? Ajudou muuito
    esse post ta completo
    parabéns, eu amei e tbm as inspirações para ilustrar
    tudo um arraso!
    perfeita semana pra vc!!!
    ...()""()
    .("('o')
    ,-(___)|'--.
    "=(o)==(o)='
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  18. ;)

    Adorei seu post. Sempre ficava na dúvida!

    Ótima terça, Karen!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  19. curti bastante o post! legal ver looks legais para diferentes ocasioes

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. Hihihi :)
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  21. Adorei. Sempre rola dúvida né?! Agora acho que quando o evento é esporte, canetas até o moletom e o tênis, hj esses itens andam tão na moda, com modelagens tão diferentes, que até eles cabem. No.spfw, muitos moletom bordados e os tênis da Chanel, para "usar com alta costura", são exemplos. Acho mais difícil, qd é esporte, acho que manter o estilo próprio é o melhor.

    Bjus

    Cheiadepapo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Concordo plenamente com você. Atualmente o moletom e o tênis se encaixam perfeitamente no estilo esporte! Obrigada viu? Um beijaooo

      Excluir
  22. Adorei o post, bem produtivo.
    Vai ajudar e muito =)

    Beijooos
    https://blogidfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. adorei o post, karen! super bem explicadinho. eu sempre ficava em dúvida sobre a diferença entre os estilos, principalmente quando se tratava dos esportes. agora não mais, hehe.
    beijos www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Pois é..sempre confunde! ahhaha beijoo

      Excluir
  24. Essas dicas são valiosas, recentemente tive um evento para ir traje Black Tie, como quebrei a cabeça para encontrar o traje certo ou melhor um vestido longo, bonito e barato.
    Para o meu espanto nesse dia, teve homem de jeans e mulheres de curto, quase infartei hahahahaha

    http://zihaveablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Jura? Gente! ahahah manda eles lerem esse post kkkkkk obrigada, viu?

      Excluir
  25. Amém senhor, obrigada por fazer um bem para MUITOS ahahahha!

    Super beijo lindona!

    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  26. Que post maravilhoso gata. Super explicado e bem elaborado. Arrasouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Beijos minha linda
    www.mulhersuperfashion.com

    ResponderExcluir
  27. Ameiii o Post bem completo...acho super importante essas dicas!!!
    Saber se vestir de forma apropriada pra cada ocasião é tudo!
    Beijão :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Karen, eu não sabia a diferença e adorei o post. O look esporte todo branco é uma graça.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
  29. Que lindos
    esse eh o tipo de look que eu amo!
    beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  30. Mulheer, que post maravilhoso. Assim, fica mais fácil de se vestir adequadamente em relação a cada ocasião, né? Amo trajes esportes, sabd? Leves, descontraídos, confortáveis... Uma maravilha. Beijo

    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo aos 200 seguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz de ter gostado! Eu também adoro! ahhaha beijoos

      Excluir
  31. Oiii,
    entao, vim aqui te convidar pra conhecer a minha marca Ohlt. Sao acessorios lindos q vendem la, se puder conhecer :D
    Face: https://www.facebook.com/lojaohlt
    www.ohlt.com.br
    Beijooos
    Alice

    ResponderExcluir
  32. Quantas inspirações maravilhosas, amei.
    Já salvei algumas imagens. rsrs
    Amei o blog. Bjão Karen.

    SORTEIO DE NATAL LÁ NO BLOG, VEM PARTICIPAR!!!
    http://blogdajeu.com.br/presente-de-natal-concurso-com-bella-mulher-shopping-das-maquiagens/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico super feliz! Obrigada, linda! Um beijo!

      Excluir
  33. Amei o post, super informativo!
    Minha vizinha Camila Coelho como sempre arrasando nos looks!
    Bjus

    ResponderExcluir
  34. Amei o post Ka! Super esclarecedor, já que muita gente sempre tem dúvida quanto ao que vestir em cada ocasião né? Arrasou com o post! =D
    Beijinhos
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que você tenha gostado, Bru! Obrigada! Um beijo!

      Excluir

Seu comentário é muito importante!