Karen Bartolomeu: Travel: Ilha Grande. Parte 4 - Aventuras e Lopes Mendes

Travel: Ilha Grande. Parte 4 - Aventuras e Lopes Mendes

    Olá pessoal! Partindo para o último post sobre nossa viagem para Ilha Grande - RJ na virada do ano (2013/2014) - veja os posts anteriores aqui, aqui e aqui - hoje vou falar sobre nossos últimos 3 dias no local, onde inclui nossa trilha para Lopes Mendes. 

    Depois do nosso domingo super cansativo com o passeio de um dia inteiro, contado no post anterior, ao chegar no camping à noite, para dormir, comecei a passar mal, mas meio que deixei pra lá. Pensei que fosse bobeira do meu estômago (que é extremamente sensível). Ok, fomos dormir. Eu estava EXAUSTA e mesmo com dores e com muita gente para fora das barracas conversando, consegui dormir. Quando foi 2h da manhã, acordei com uma gigantesca dor na barriga e adivinhem: diarréia! Vomitei muito e passei muito mal durante à noite inteira. Foi horrível.

    No outro dia, eu estava completamente desidratada e só queria dormir, o que era impossível de se fazer dentro da barraca naquele calor infernal que só estava piorando minha situação. Era impensável fazer qualquer passeio aquele dia. Fomos então para a praia preta e me estirei na areia. Dormi literalmente o dia todo! No fim do dia, acordei com o ânimo melhor e consegui entrar um pouco no mar recuperando parte das energias. 

    E isso tudo aconteceu no dia 30-12, ou seja, véspera de ano novo e eu estava morrendo de medo de passar a virada do ano passando mal e não conseguir fazer mais nada! Por isso fui até o Posto de Saúde local e tomei injeção. A enfermeira me avisou que a diarreia e tudo mais foi causada pela água do camping, que, nesta época do ano não é nada limpa devido a quantidade de gente na ilha. Por isso, tivemos que adicionar ao nosso orçamento a compra de garrafas de água. Íamos todos os dias ao mercadinho da Vila para comprar garrafões de água por conta disso. Conversando depois com outras meninas do camping que me viram passando mal, elas disseram que elas também estavam passando pela mesmíssima coisa. Concluí que mulher é realmente mais fraca! ahahaha 

    Após tomar injeção ficamos em um dos cais da Vila, apreciando a paisagem e o movimento.




    No dia seguinte, acordamos um tanto tarde e já estava me sentindo melhor. Assim, resolvemos nos arriscar na Trilha de Lopes Mendes, pois eu achava um desaforo sair da Ilha sem visitar a praia que todo mundo diz ser a mais linda.

   Ok, pegamos duas garrafas de água, enfiamos vários lanches na mochila e fomos. Como de costume na ilha,  existem duas formas de chegar nela: a pé ou de barco. A trilha que liga o Abraão a Lopes Mendes é famosa, mas longa. O problema é descobrir o tamanho desta distância. Alguns dizem que leva uma hora e meia, outros arriscam duas horas, e ainda tem quem exagere em quatro. Bem, deve depender do preparo físico de cada um, mas não há quem não elogie a beleza do caminho a ser percorrido. No nosso caso, foi o do exagero em quase 4h! ahahah Mas o nosso motivo de demora é pois paramos MUITO e paramos em TODAS as praias no meio do caminho. Não tinha como! Era ótimo parar um pouco, apreciar a praia, mergulhar e recarregar energias para continuar.




   
   Nossa primeira parada foi na Praia de Palmas. Super famosa por seu forró em certas noites e por seus maconheiros! Se você não gosta desse tipo de tumulto não vai gostar muito de lá, como foi nosso caso. Eu até queria ir pro forró e o luau que teve por lá, mas acabamos desistindo pois sempre ficávamos super cansados à noite. Chegando em Palmas vimos que realmente é bem agitada o dia inteiro. Com rodinhas de violão e tudo mais. Como estava lotada, não paramos. Deve ter demorado 30min de Abraãozinho até lá (só se atravessa um morro).



    Passando palmas, andamos novamente entre a mata - e dessa vez andamos bastante - até chegarmos na Praia de Mangues e de Pouso (andando mais alguns metros desde Mangues, se chega ao pier da praia de Pouso). Dentre as praias que andamos até Lopes Mendes, a de Mangues é sem dúvidas a mais linda. Você chega nela por uma ponte de madeira antiga que divide o mangue do lado direito e a praia LIMPÍSSIMA e super tranquila do lado esquerdo. Parece uma lagoa de tão tranquila e limpa que é. Como já estávamos super cansados, paramos alí e demos um mergulho MUITO demorado. Quase desisti de ir à Lopes Mendes e ficar por ali mesmo. Mas como já tinha andado tanto, fomos em frente.

     Dica: Gente, nessa trilha para Lopes Mendes, tenho uma história de vida para contar! É o seguinte: como eu disse, levamos pouca água. O sol estava rachando e eu tenho pressão baixa e pra piorar, bebo MUITA água. Sou daquelas que se fico com sede por 5 min começo a passar mal. Então não é difícil imaginar o perrengue que passei, e por quê? Porque na primeira meia hora de trilha, antes mesmo de se chegar à Palmas, eu tinha acabado com a minha água e a do Pedro. A água a partir de Palmas é EXTREMAMENTE cara e Pedro, que é pão duro ao extremo, achava que eu estava de drama e não aceitava comprar água de maneira alguma. Resultado: quase desmaiei por diversas vezes, tendo que parar, encher garrafa pelas águas de cachoeira ou rios que passávamos, me banhar em toda água que encontrava para abaixar a pressão e coisas do tipo. A trilha não é nada fácil. É muita pedra pra escalar (sério!), é muita subida rochosa, e muitos obstáculos pra desvencilhar. Para quem não tem preparo físico ou não saiu com recursos suficientes não faça a trilha com risco de passar muito mal. Pedro só aceitou comprar água quando VOLTAMOS de Lopes Mendes e só na Praia do Pouso que era menos cara e ainda não queria pagar barco para voltar pois achava caro também. Obs.: se vocês tem um marido, namorado ou noivo pão duro a esse ponto, também não indico ir pois você vai desmaiar, morrer e ele vai pensar no dinheiro! ahahahha
    





  
Caminho de Mangues à Pouso.
  
Cais da Praia do Pouso.


      Como sou muito macha, após recarregar um pouco das energias em Mangues e Pouso, entramos novamente na trilha infindável para Lopes Mendes. Depois de muito andar e se deparar com vários animais pelo caminho, chegamos à tão famosa Lopes Mendes quase 4h da tarde. O que foi uma pena, pois não pudemos ficar nem 1h por lá pois tínhamos que voltar pela trilha e não seria inteligente fazê-la de noite!
    Lopes Mendes é realmente magnífica! A água é cristalina e a extensão da praia é gigantesca! Tem postos de salva vidas pois em vários pontos da praia tem placas avisando sobre correntezas. Fomos até ao final da praia pelo lado esquerdo, onde tem o famoso baú. Nesse ponto não havia correnteza, ondas nem nada. Era extremamente tranquila, parecendo uma piscina e muito muito rasa. Você andava metros na água e não se cobria com água! Lindo demais! Impossível sair da Ilha sem conhecer esse paraíso perdido!
   
  





  
Foto panorâmica do paraíso.
      Após ficar um tempo em Lopes Mendes, retornamos pela mesma trilha cansativa e com todos os obstáculos já descritos. Aqui entra a grande história do geladinho. 

    Como dito, estávamos sem água e o caminho era longo para retornar à "civilização" (leia-se lugar onde encontrar água barata). Eu não aguentava mais ficar parando morrendo de sede pelos cantos quase desmaiando e Pedro não aguentava mais ter que ficar me segurando pelo caminho! ahahah No meio da trilha, ainda restando lá pra 1h30min pra chegar à Vila do Abraão, nós não pensávamos em outra coisa a não ser no bendito geladinho que eu falei no outro post. E não só em qualquer geladinho da tal última casa, mas sim O GELADINHO DE LARANJA COM ACEROLA. Passei toda a trilha com o gostinho do geladinho na boca. Não queria mais nada.. não queria chocolate, não queria a melhor comida do mundo e sim aquele bendito geladinho era tudo o que eu precisava. Acredite se quiser, mas foi isso que me fez levantar diversas vezes das pedras que eu sentava no meio do caminho. Uma coisa tão simples e boba mas que foi minha "força pra continuar". Chegando em Abraãozinho minhas pernas não me aguentavam mais, a dor era imensa por todo canto e eu ainda não tinha bebido água e principalmente: o moço do geladinho era do outro lado da Vila, quase chegando á Praia Preta. O caminho até lá parecia gigante. 

    Quando finalmente chegamos à casa, depois de batermos muito na porta desesperados pois ninguém atendia, o tal moço atendeu e pra quem acha que não pode piorar, disse que não tinha mais geladinho de laranja com acerola. Gente, eu quase chorei, sério! Depois de andar tanto pensando só no geladinho aquilo parecia o fim do mundo. Insisti muito e ele disse que realmente tinha acabado. Por fim, com lágrimas nos olhos pedi outro gosto de geladinho. Quando ele foi buscar e trouxe os geladinhos nas maos disse que ainda havia de laranja com acerola porém ainda estavam "moles", apenas gelados e começando a congelar. Não pensamos duas vezes em pedir assim mesmo (afinal, quanto mais líquido no nosso estado melhor!). Sentei no muro da casa mesmo me deixando desabar no chão quando pus a boca naquilo! (Olha o drama, mas é serio!). Nunca chupei um geladinho tão gostoso na minha vida! ahahahah

    Depois de tomarmos banho, fomos à Vila e esperamos o show da Virada do Ano que estava preparado e aproveitamos o máximo que pudemos por alí até 1h da manhã, quando, exaustos, voltamos para o Camping e demos um jeito de dormir.






Companheiro Cão que encontramos na praia na hora dos fogos.

   No dia seguinte, apenas andamos pelas lojinhas locais, armamos nossa barraca, fechamos nossa conta no camping, almoçamos e esperamos o horário de nossa barca para voltarmos.

     Agora vai algumas dicas preciosas sobre o açaí e sobre comida na Ilha. Como eu disse, tudo por lá é muito caro e como bons acampantes e aventureiros levamos miojo e coisas de quem acampa. Mas aquilo nunca era suficiente. Encontramos um lugar bem no cais que vende sorvete finlandês (inclusive é  a mesma franquia que tem em Penedo). Lá o sorvete era os olhos da cara, mas em compensação tinha o melhor açaí do mundo! Era super barato (cerca de R$5,00 o maior que tinha) e vinha com banana e tudo. Era uma verdadeira refeição. Comemos açaí como almoço, janta, lanche enfim. Sempre que enjoávamos da comida de acampante comíamos açaí. 

    No último dia queríamos almoçar comida de verdade (arroz, feijão, etc) e não queríamos ter o trabalho de fazer. Como estávamos andando por toda a Vila para conhecer cada cantinho, acabamos encontrando uma pousada com restaurante bem em frente com um preço super amigo e a comida, gente...que comida! Muito farta e era DELICIOSA. A pousada era a Pousada do Dom Pepe. Recomendo demais comer TODOS os dias lá (nos arrependemos de não ter achado antes). O cara ainda nos deu várias dicas de quando (os meses corretos) ir para a Ilha com sol e sem tumulto. Recomendo demais!


    
    E assim foi nossa viagem para esse paraíso. Espero muito que tenham gostado. 

    Não deixe de comentar! 

    Um beijo!

62 comentários:

  1. Que bom que você melhorou,acho que o que você comeu antes deve ter te feito mal( sou técnica de enfermagem).Adorei as fotos do passeio!
    Adorei o seu blog
    Estou seguindo, se puder me segue?
    Lá tem Seguidores, Fan Page, Lookbook, Instagran e Twitter para você seguir, se você quiser!
    Meu instagran: @luanacarvalhoi
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não, como eu disse lá no post, o povo do posto de saúde falou que era a água do camping, acredita? ahahahah como eu, outras pessoas também passaram mal por isso no camping onde eu estava. Mas tá bom, valeu para aprendizagem! ahahahahha Obrigada linda. Um beijao

      Excluir
  2. Como você estava bronzeada nessas fotos Karen haha, mas está lindona! Parece ter sido muito divertida essa viagem.

    Beijos

    http://chiquerri.com.br/

    http://instagram.com/hamiwaltrick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu estava PRETA! ahahahahaahahhaha obrigada linda! Um beijao

      Excluir
  3. Que lugar maravilhoso!! :)

    Vem me visitar?!
    Beijo,
    Yasmin
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/


    Já conhece meu brechó Online?
    http://brechofinissimas.loja2.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiiiie Karen!
    Nessas fotos você já está super bronzeada hein! Estou encantada com suas fotos, uma mais linda que a outra! *-*
    Beijos!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito preta ahahahahahah obrigada linda! Beijao!

      Excluir
  5. ai delicia de lugarrrrrrrrrrrrrrr! eu amei essa foto panoramica do paraiso! <3

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Lugar lindo! <3
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Julie. É realmente fabuloso! Um beijao

      Excluir
  7. Quanto mais fotografias vejo com mais vontade fico de conhecer este local maravilhoso!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Bom que no final deu tudo certo e você pôde curtir, as fotos ficaram lindíssimas =)
    www.eaifernanda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu! ahahahaha Graças a Deus, deu! Serviu pra rir um pouco depois! Obrigada, Fernanda! Um beijao!

      Excluir
  9. Adorei as fotos da viagem!
    Lindas demais!!!!
    Beijos <3

    P.S: Dá uma vontade de viajar...quero férias!!!!

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada Iza! Eu também, quando olho as fotos da viagem fico louca pra voltar. Lá é MUITO BOM! ahhahaahhahaahha Um beijaooo

      Excluir
  10. Ufa, que bom que melhorou rápido e conseguiu aproveitar esse lugar perfeito!
    Quando a gente viaja é assim mesmo, já ficamos mais fraquinhos e ainda comemos em lugares que não conhecemos...
    Beijo :D
    Luise
    http://produzir.me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luise! ahahah passa-se por uns perrengues! Mas sim, deu tudo certo, graças a Deus! Um beijao

      Excluir
  11. Adorei as fotos, Karen! Que lugar lindooooo! Uma pena que passou mal, sempre que viajo tenho mal estar assim também, realmente somo mais frágeis, né?! rsrs
    Amei tudo!
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...pena mesmo viu?! Bem mais frágeis! ahahah obrigada linda! Um beijao

      Excluir
  12. Linda as fotos Karen
    Amo Ilha Grande, realmente é um lugar magnifico
    Lopes Mendes é muito linda mesmo !
    Beijos
    http://adventure-of-two-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ahh as suas fotos dão mais vontade ainda de ver Ilha Grande, como eu disse... eu morro de medo! hahah E outra coisa, você é liiinda!
    beijos


    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona! Lá é lindo demais! Ah que isso, mt mt obrigada =X

      Excluir
  14. AI que delicia de lugar! chega dá uma paz olhando as fotos! fiquei morrendo de vontade de conhecer!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delicia mesmo viu!? Demais! Você sai de lá renovado! ahahah beijos

      Excluir
  15. Mulheeeeeeer ❤
    Que lugaaar lindo. As fotos ficaram incríveis. Fiquei morrendo de vontase de conhecer. Tenho certeza que se divertiu bastante. Um beijo

    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo aos 200 seguidores

    ResponderExcluir
  16. Amazing place! You look fab in the first pic!!!!
    Love, Paola.
    Expressyourself
    My Facebook

    ResponderExcluir
  17. Ka, você é igualzinha a mim: Sai tirando foto com os dogs que encontram pelo caminho! haha.. Eles merecem né?
    E eu amei as fotos! Dá uma dózinha pensar que na época das viagens passadas não tinhamos blog e canal né? Tantos lugares lindos que renderiam vlogs ótimos! Haha... Mas que venham mais viagens! rs
    Beijinhos
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahah eu não resisto! Eles são muito fofos! Obrigada, Bru!!! Dá uma dó mesmo! Ia render muita coisa legal! ahahah Que venham mais!

      Beijooo

      Excluir
  18. Nossa que delicia Ka!!
    Cada foto que se vê uma maravilha diferente!
    amei!

    lindos! <3

    Beijinhos@

    Taty

    http://divasblogtms.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Divas%C2%B3/1478101982460409

    ResponderExcluir
  19. Fico hiper feliz que você tenha gostado!
    Ah, qual seu instagram? Vamos no seguir! O meu é @jujuchagas
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos Julie, mas não estou conseguindo seguir ninguem por enquanto =/ é @fashionworldbykaren

      Excluir
  20. Não me canso de ver as fotos de lá, muito lindo...adoro lá tbm.

    Ka, já te falaram que vc parece um pouco com a Petra Mattar? filha do Mauricio Mattar? procura na net pra vc ve =)

    Beijooos
    https://blogidfashion.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahha lá é realmente lindo mesmo! Jura? Eu pesquisei aqui e juro que não achei nada parecido, mas ela é linda então obrigada! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Beijooos

      Excluir
  21. Nossa, as fotos ficaram lindas!!! O lugar parece perfeito!

    Bjinhos flor!

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Que lugar lindo!!
    Pena que ficou doente, mas ainda bem que conseguiu aproveitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu anjo! Sim! Ainda consegui fazer bastante coisa! ahahah

      Excluir
  23. Que paraíso hein?!?!
    Tô precisando de conhecer algum lugar assim!!
    Acabei de pesquisar se você parece com a tal filha do Maurício Mattar e realmente lembra muito a Natalia que fez o comentário aí tem razão!!

    Beijos

    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paraíso MESMO! Jura? Gente eu não to achando que pareço nem aqui nem na China! aahahahahahah só vocês mesmo! kkkkk obrigada lindona!

      Excluir
  24. Adorei os fogos... *.*

    E vc ficou bem moreninha hein.

    bjus

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá, linda.
    Adoreiii as fotos e o lugar.
    Maravilhoso!
    Pena que vc passou mal né, isso é péssimo, mas no final deu tudo certo e valeu a pena.
    Beijoos!

    http://canalmorenas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu anjo! Passei menina, mas deu tudo certo no fim! ahhaha beijos

      Excluir
  26. Que lugar lindo !! Amei as fotos, super produzidas!
    Seu blog é lindo e cheio de conteúdo ótimo!
    Beijinho flor,
    caprichosdemadame.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né? Eu amo esse lugar. Obrigada meu anjo! Um beijao!

      Excluir
  27. O lugar é lindo e as fotos maravilhosas :)

    http://checkinonline.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  28. Se tiver uma próxima vez, já sabe! Carregar águas será necessário. Menina, que chato isso né? Mas, deu pra aproveitar esse lugarzão bonito, né? E que belas fotos!

    http://www.meucotidiano.com ,
    @priscilafrr / [Fan page] / [Sorteio de Natal]
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, nem me fale! Vou carregar 300l de água só pra mim! ahahahahahahahahahah Chato demais! Ah valeu a pena ainda assim, tá? ahahah Obrigada Pri!

      Excluir
  29. Oi Lindona, nossa que chato passar mal na viajem, eu já passei mal no carnaval em cabo frio haha. Adorei as dicas e as praias são lindas, não sei se aguentaria andar 4h pra chegar em Lopes Mendes haha.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito chato mesmo, Su! Horrivel! ahahahah obrigada linda! Ah, aguenta sim! A trilha em si é linda! Um beijao

      Excluir
  30. Eu também já fiz trilha até Lopes Mendez e nunca mais faço EUHEUHEHEH (tenho pavor de aranha e não foi nada legal). No fim, voltei de barco pra Abraao ;p Mas aquele lugar é realmente um paraíso, todo ano vou na ilha grande ;p

    pamelawille.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho pavor de aranhas! ahahahahahhaha Juro! Mas é muito gostoso, por mais que você encontre várias coisas pelo caminho, se você chega vivo até lá é maravilhoso! kkkkkkkkkkkk Eu queria voltar de barco mas meu dignissimo estava um tanto pao duro kkkkkk Obrigada pela visita! Um beijao

      Excluir

Seu comentário é muito importante!