Karen Bartolomeu: Travel: Ilha Grande. Parte 3 - Volta à lha Grande

Travel: Ilha Grande. Parte 3 - Volta à lha Grande

    Continuando a falar de nossa viagem à Ilha Grande na virada do ano (2013/2014) - veja os outros posts aqui e aqui - hoje vou falar sobre um passeio que fizemos no domingo (dia seguinte à nossa chegada na Ilha), que foi o "Volta à Ilha".


    É um passeio lindo e completo, onde se conhece as mais belas praias e recantos da Ilha Grande. O passeio inclui água, gelo e equipamento de snorkeling de cortesia. As principais paradas são: Praia do Caxadaço, Dois Rios, Parnaioca, Aventureiro, Praia dos Meros, Araçatiba, Lagoa Verde e Lagoa Azul.


   Valor por pessoa: R$ 180,00 

   Duração: o dia inteiro

   Almoço: em Araçatiba (não incluso no valor do passeio)

   Sinceramente não me lembro com qual agência fizemos o passeio, mas o que não falta na ilha são agencias que fornecem o passeio (e com mesmo preço). Sei que nossa agência era uma portinha pequena bem em frente a praia do Abraão, quase perto do cais. 

   No domingo, levantamos bem cedo para nos encontrarmos com as pessoas no local marcado. Assim que chegaram todos, veio uma lancha para nos apanhar. Fechamos em 10 ou 12 pessoas, não me lembro ao certo. Dentre o grupo havia metade estrangeiro e metade brasileiros. Aliás, estrangeiros é o que não falta na Ilha, devendo ser até mesmo em maior número em relação à brasileiros por lá nessa época.

   Nossa primeira parada foi na Praia do Caxadaço. É uma praia magnífica se não estivesse tão lotada! ahahah Tem umas pedras bem altas de onde as pessoas pulam. Não fomos lá por medo de não dar tempo de ir e voltar antes da lancha partir novamente. Mas as pessoas que estavam em nosso grupo foram e pularam da pedra! (loucura!).







Foto retirada de www.ilhagrande.com para mostrar como é a praia sem tumulto.
     Seguindo, fomos à Praia de Parnaioca. É um paraíso perdido. Bem distante e no meio do nada, já foi um grande povoado muito antigamente. Indo para a parte esquerda de quem chega à praia, você encontrará uma placa indicando um pequeno caminho até uma pequena igreja da época de quando ainda havia um povoado no local. 
Ruínas de casarões, cemitério centenário e a Capela do Sagrado Coração de Jesus, são vestígios de um passado próspero baseado na agricultura, na pesca e no comércio de escravos. Caminhando um pouco mais, você chega a um lago que se junta ao mar. É lindo!
















    Nossa próxima parada foi em uma das praias mais lindas e mais famosas da ilha: a Praia do AventureiroA Vila de pescadores da praia do Aventureiro fica na parte sudoeste da Ilha, limitada entre as serras da Mata Atlântica e o Oceano Atlântico. Está contida na Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, criada em 1981 e que inclui o Parque Marinho do Aventureiro, as praias do Demo, do Sul e do Leste além de duas lagoas em meio a um imenso mangue, habitadas por lontras, tainhas, robalos e camarões. Sua paisagem é riquíssima em belezas naturais que vão desde as belas montanhas em forma de anfiteatro aos mirantes e praias de transparência impressionante. 

    Seu nome faz sentido, porque aventureiro é o mínimo que se pode chamar a quem lá consegue chegar, seja por terra ou por mar. Nem sempre é fácil e tranqüilo chegar na Praia do Aventureiro. Quando o mar está de ressaca e o dragão estendido sobre a Pedra do Drago lambe as ondas e é impossível navegar com segurança. Nessas circunstâncias, o único jeito para se chegar no paraíso é caminhando a partir da Praia do Provetá, tendo como recompensa estonteantes paisagens que nos fazem esquecer o cansaço da caminhada.

    Agora me pergunte se conseguimos ver isso tudo? Não! Como eu disse, fim de ano, alta temporada, é um inferno! Juro que da próxima vez que eu for será em outra época. É muita gente, muito tumulto. Não dá para aproveitar integralmente as belezas locais. Nem fotos descentes sem figurantes dá para tirar! (isso me deixou muito brava pois todos os locais que fomos mereciam fotos mais profissionais possíveis!). 

    Mas ainda assim, dentre todas as praias que fomos até então nesse passeio, essa sem dúvida nenhuma era a melhor. A mais linda de todas! Existem campings, restaurantes, tudo à beira mar e tudo bem pitoresco combinando com o estilo da praia. E claro, o coqueiro torto gente...que charme que é aquele coqueiro! Bem atrás do coqueiro existe uma piscina natural que é uma coisa de doido! É linda! Água cristalina. Ótimo para as crianças (como nós! ahahah).

    Ah, uma coisa bem importante é que para visitar o Aventureiro você deve fazer o cadastramento no Centro de Informações da Turisangra localizado na Avenida Ayrton Senna 580 - Praia do Anil em Angra dos Reis levando a identidade. Mas isso é caso você queira dormir por lá, o que não foi nosso caso, já que nossa visita à praia durou cerca de 1h.

    Na minha opinião, essa praia em baixa temporada é um dos maiores paraísos da Ilha, e em qualquer caso, você não pode ir embora sem conhecer! É maravilhoso!


    










    Saindo do Aventureiro, fomos à Praia dos Meros. Imagina uma praia que parece ter sido criada para ricos!? Isso mesmo, a Praia dos Meros é uma praia onde você vai para se deparar com diversos iates e lanchas privadas, com garçons em botes indo entregar drinks e água de coco aos seus patrões que se divertem na água. Não..não estou exagerando. Foi exatamente isso que vimos naquela praia. É um escândalo de linda e um escândalo de luxuosa! 

    A areia da Praia dos Meros é tão branca que mais parece um enorme espelho da natureza. As águas que a ladeiam produzem um espetáculo único, mesclando o verde com o azul, resultado da limpeza das águas com o reflexo azul vindos da brancura de suas areias. A Praia dos Meros é ótima para o banho de mar, por ter suas águas limpas e tranqüilas, permitindo um mergulho seguro.

    É sem dúvidas, uma praia maravilhosa para ficar um dia inteiro sem medo! Mas não esqueça de levar seu iate, pois não lembro de ter visto nada para comprar por lá! Aliás, tem uma parte não muito longe da areia que é de propriedade privada. Então, não vá de mãos vazias! ahahahha






    Saindo da praia dos Meros, nosso destino era a Lagoa Azul e Lagoa Verde, porém, só passamos pela Lagoa Azul e paramos apenas na Lagoa Verde. A água não estava tão clara devido à um fenômeno natural que estava ocorrendo (não me lembro bem qual). Mas ainda assim era lindo. Era só jogar um biscoito quebrado que os peixes surgiam de onde você nem imaginava! Ficamos pouco tempo pois a barriga começou a roncar e já era pra lá de 16h e não tínhamos almoçado ainda.

  
Lagoa Azul. Imagem retirada do Google.
Lagoa Verde
Lagoa Verde em baixa temporada e sem fenômenos naturais. Imagem do Google.






    
    Após ficar vislumbrada com tantos peixes, fomos almoçar em Araçatiba ou Maguariqueçaba (não me lembro o nome do lugar). É de longe o lugar mais pitoresco por ser literalmente uma vila de pescadores. Tem vários restaurantes e fica perto do Saco do Céu (lugar de restaurantes super luxuosos que um dia ainda quero visitar). No restaurante que fomos tinha um mangue (sim, no território do restaurante) e era muito legal ver os caranguejos vermelhinhos saindo das tocas (gente, era muito, muito mesmo. Tinha caranguejos por todos os lados! Era muito legal!). Pena que deixamos a câmera na lancha sem querer e não deu para tirar fotos de nada por lá. 

    Mas um aviso, se você está economizando, NÃO ALMOCE LÁ. Leve seu lanche pois não tem NADA barato. Muito pelo contrário, um pastel era R$20,00 e daí pra cima. Era absurdo! Os gringos que estavam conosco, nenhum almoçou lá. (nós é que somos burros de pagar esses preços! ahahah). Eu e Pedro pedimos apenas uma porção de batatas por já termos comido vários lanchinhos que tínhamos levado (graças a Deus, pois senão sairíamos falidos de lá!).

    Daí voltamos para a Vila do Abraão, tomamos banho e fomos aproveitar a vida noturna do lugar sem deixar de tomar o famoso açaí (que ainda falarei em próximo post).


    



    No próximo post falarei sobre nossos últimos 3 dias lá, nossa trilha para Lopes Mendes, minha aventura no posto de saúde e muito mais! Não perca! Até lá!   

78 comentários:

  1. ai que vontade de conhecer esse paraíso!!!!
    Lindas fotografias!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, adorei as imagens. Dá vontade de ir para lá :)
    Beijinhos*
    bbelieve123.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vale a pena ir quando puder! Um beijo

      Excluir
  3. Aiiii que delícia Karen! Ver fotos assim me deixa ainda mais ansiosa para minhas férias! hahha!
    Deve ter sido maravilhoso demais!
    Beijos linda!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah poe delicia nisso viu? Ahahah foi realmente maravilhoso! Um beijo!

      Excluir
  4. Nossa que lindooooo!
    e que fotos incríveis também, realmente essas praias parecem o paraíso de tão lindas haha <3

    Acesse Blog Sophie Frou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugar maravilhoso! Recomendo a visita! Obrigada minha linda! Um beijao

      Excluir
  5. Que lugar lindo, amei as fotos!!! :)
    Beijos com carinho! Ka. ♥
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz de você ter gostado. Um beijao

      Excluir
  6. Ai gente, eu me banhei nesta águas kkkkkk. Eu sou apaixonada por lugares assim, moraria linda e morena neste paraíso kkkk. Que post tudo para minha segunda feira, obrigadaaaaaaa! Ha gata que corpo tudo huhu arrasouuuuuuuuuuuuuuuuuu! Beijos da baiana
    www.mulhersuperfashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso né? Ahahahahahah Ah que linda! Fico super feliz com um comentário desses! Ah até parece! ahahahha Obrigada minha linda!

      Excluir
  7. Nossa que lugar mais gostoso e lindo! Ahhh logo vou querer conhecer, adoro viajar e sempre estou pensando em algum lugar para ir! o valor esta super bacana. Adorei as fotos! Super beijos
    www.garotanotamaxima.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo demais né? Pode colocar na sua lista, é super legal! Um beijao

      Excluir
  8. Que lugar lindooooo!
    Quero morar ai
    hahaha
    É tudo tão lindo, natureza... amo demais
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaa também sou doida pra ter uma casa lá. É lindooo! Um beijao

      Excluir
  9. Lugar lindo, eu adorei as informações.
    As fotos ficaram perfeitas, dá pra ver que você se divertiu muito.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico feliz que tenha gostado. Muito obrigada!

      Excluir
  10. Karen que lugar mais lindo, tô encantada .. Suas fotos ficaram maravilhosas, fique até com uma inveja branca haha =)
    www.eaifernanda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo mesmo Fernanda! Obrigada lindona! ahahahahah beijoos

      Excluir
  11. Que lugar lindoooo!
    Sempre quis fotografar embaixo d´agua, preciso comprar uma camera... kkk
    Invejando tua pele, a minha é branca demais. :(
    Beijos, Elaine
    www.elainezanolblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é lindo mesmo! Nossa adoro fotos debaixo dágua ahahaha Jura? Mas eu estava bronzeada assim só nessa epoca...agora estou esbranquiçada de novo ahahaha beijos

      Excluir
  12. Fiquei daqui só babando
    que lindo lindo, incrivél, pretendo fazer um passeio assim no próximo ano!

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Karen não faz isso não!!,,nossa que sítio maravilhoso, aqui em Portugal faz frio e não tem um paraíso assim,,,as fotos ficaram lindas, vocês são lindos,,

    beijinhos:)
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhahaha lugar lindo né? Vem pra cá conhecer! Obrigada linda! Um beijo!

      Excluir
  14. Lindas fotos! A ilha é absurdamente linda.
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Julie! É absurdamente linda mesmo! Vale muito a pena ir conhecer! Um beijao

      Excluir
  15. adorei suas fotos de baixo d'agua! alias tds suas fotos estao incriveis, que lugar mais lindo hein!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada lindona! Adoro fotos debaixo dágua ahahaha obrigada mesmo! É lindo né? beijaooo

      Excluir
  16. Lá é incrível mesmo, a lagoa azul é um paraiso.

    Beijooo
    https://blogidfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Lindona, adorei as dicas, a Ilha Grande tem lugares incríveis, adoro esse lugar =)
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda!É incrível mesmo né? Beijoos

      Excluir
  18. Mas que local maravilhoso :D Adorei as fotos

    ResponderExcluir
  19. Que lugar maravilhoso!

    racquelseles.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que delícia de fotos Karen! E que passeio incrível hein? Deve ser bárbaro conhecer toda a ilha e parar nos principais pontos! Uma foto mais linda que a outra, paisagens de tirar o fôlego realmente!
    Adorei!
    Beijos!
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito incrível, Bruna! É uma delicia e é realmente bárbaro conhecer a Ilha. pena que estava tudo muito cheio e corrido, mas foi muito incrivel. Obrigada lindona! Um beijo!

      Excluir
  21. que liiinda, parece uma sereia! o lugar e maravilhoso e as suas fotos com seu marido ficaram maravilhosas!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que linda! Muito obrigada meu anjo! Um beijaooo!

      Excluir
  22. Uau k Lugar marivilhoso!!! essas piscinas naturais e a água tão cristalina...paraisoooo
    Amei as fotos todas linda...e vc toda Gataaaaa!!! Amei lindaaa, beijão :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né? Cristalinaa mesmo! Obrigada lindona! Um beijao

      Excluir
  23. Esse lugar é lindo! Minha irmã já viajou pra lá, tenho vontade de conhecer mas confesso que MORRO de medo de barcos, barcas, navios, etc... hahaha Amei as fotos!
    um beijão!

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo mesmo! Vale muito a pena a ir conhecer. Sério? Tenta vencer isso pq vale mt a pena! Obrigada linda. Beijao

      Excluir
  24. olha a cor dessa água! *-*
    Que lugar lindo!
    Beijos, Ana do dia <3

    ResponderExcluir
  25. Meu Deus que lugar incrível!!! Muitas fotos bacanas, adorei!
    Beijo
    Luise
    http://produzir.me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luise! Lugar incrível mesmo né? Beijos

      Excluir
  26. Realmente... mas como já moro em um lugar que faz um sol danado e é cheio de praia, gosto de viajar para locais mais frios :)
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro frio por morar perto de praia também! ahahhaah beijoos

      Excluir
  27. Que lugar incrível amiga,cada paisagem perfeita,Deus é lindo,amei as fotosss
    beijão

    Blog Moda e Bom Gosto

    ResponderExcluir
  28. Arrasou na viagem o lugar é lindo.

    Bjus.

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
  29. não me canso de ver suas dicas dessa viagem e das fotos, uma mais linda que a outra *.*

    www.bymanuelarodrigues.com

    ResponderExcluir

  30. Olá,tudo bom?amei seu blog menina,você escreve muito bem e tem um layout de dar inveja!!Otimo post,gostaria de saber se você pode retribuir o favorito,o comentario e o follow,ficarei agradecida e honrada pela sua visita,obrigada e continue assim,sucesso!!!


    Dá uma passadinha lá no meu? http://cadeabolsablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Que fotos lindas!!!! Esse lugar é maravilhoso!!!
    Amei!!
    Beijos e fique com Deus!!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  32. Que viagem legal Karen, espero que tenha aproveitado bastante =)
    ps: gente, se eu uso um biquini pequeno assim aqui todo mundo iria me olhar hahaha
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahah obrigada! Aproveitei mesmo! Jura? Aqui é o contrário né..se você usa um biquini grande demais que as pessoas olham estranho! hahahaha como as culturas são engraçadas! um beijaoo

      Excluir
  33. Aí que lugar lindo, a cada post teu me apaixono mais.
    Beijos

    www.todamorena.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né? ahhaahha obrigada meu anjo! Um beijao

      Excluir
  34. Oi flor,
    Que lugar lindo! E as fotos? BA-BA-DO!
    Suas fotos ficaram muito lindas!
    Amando seu blog!
    Beijos e muito suce$$o.
    www.blogdavivinh.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi Karen, tudo bem?
    Tem post novo no blog, um tutorial de maquiagem dourada!
    vem ver?
    beijos

    http://www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  36. Adorei a viagem!!
    Suas fotos ficaram maravilhosass, principalmente a dos peixinhos, acho que se eu tivesse lá, saíria mergulhando com todos eles, sem medo hahahah bjos http://igmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ingrid! Muito obrigada mesmo! Nossa, adoro mergulhas assim! aahahha beijooos

      Excluir
  37. Quanta foto linda, quanto lugar maravilhoso! Adorei conhecer um pouco desses paraísos através do seu blog!
    Beijão, Blog Feita de algodão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica! Fico super feliz com um comentarário assim! Um beijaoo

      Excluir

Seu comentário é muito importante!