Karen Bartolomeu: Travel: Ilha Grande. Parte 2 - Circuito do Abraão/ Cachoeira da Feiticeira

Travel: Ilha Grande. Parte 2 - Circuito do Abraão/ Cachoeira da Feiticeira

    Continuando a série de posts sobre nossa viagem para Ilha Grande - RJ na última virada do ano (veja o outro aqui), hoje vou falar sobre a primeira trilha que fizemos: a Trilha da Feiticeira.

    Assim que armamos a barraca e deixamos tudo arrumado e seguro no camping, seguimos para a direita da ilha (direita de quem chega na Vila do Abraão) para fazermos a Trilha da Feiticeira. Antes de irmos para Ilha Grande pesquisamos muito todas as possibilidades de passeios e trilhas a se fazer nos 5 dias que ficaríamos na ilha e a Trilha da Feiticeira tinha sido apontada como a mais rápida e fácil de se fazer pois é praticamente "dentro" da Vila do Abraão. 

     Andando pela direita, chega-se à Praia Preta, nome devido à areia mais escura, onde paramos para apreciar a paisagem. É a melhor praia para se ir quando não se quer sair da Vila, pois é muito próxima e não é tão suja, apesar da cor da água. Deve-se deixar frisado também, que devido a alta temporada, a Ilha estava LOTADA, portanto nem tudo estava tão limpo como vemos nas fotos em baixa temporada.









   Após nossa paradinha, seguimos para o próximo ponto da trilha: as ruínas do Lazareto. O Lazareto da Praia Preta teve como última função a de presídio após também já ter servido como "abrigo" à viajantes em quarentena pela cólera. As ruínas ficam estrategicamente de frente para a junção do rio com o mar. A vista é linda! Para saber mais da história do Lazareto clique aqui.








     Daí partimos para a próxima atração: o AquedutoAs obras do Lazareto terminaram no início de 1886, e em dezembro do mesmo ano, já recebia os passageiros do vapor Valparaíso para inspeção sanitária. Serviu, por muitos anos, de centro de triagem e quarentena para os passageiros enfermos que chegavam ao Brasil vindos de outros países. Logo em seguida, foi erguido o imponente Aqueduto para abastecer, com água vinda do córrego do Abraão, o Lazareto. Para saber mais sobre o Aqueduto clique aqui.




     Para quem pretende fazer um curto passeio de meia hora, o ideal é fazer o Circuito do Abraão, onde, chegando no Aqueduto, voltaria pelo outro lado passando pelo Poção e voltando para a Vila. Porém, nós queríamos fazer a Trilha da Feiticeira. Assim, quando se chega no Aqueduto, ao invés de voltar, segue-se em frente.


     
    Seguindo em frente a partir do Aqueduto, começa-se a Trilha da Feiticeira. O caminho até a cachoeira é uma coisa de doido. É lindo demais! Não vou dizer que é uma trilha fácil. É uma trilha íngreme e com muitas "pedras escaláveis", mas vale muito a pena. O caminho é realmente incrível! Tirando a parte que eu esqueci minha blusa que tinha tirado e ficado apenas de biquini e tênis (que look lindo!) por causa do calor infernal e deixado perto do Aqueduto fazendo Pedro voltar meia hora de trilha para buscar, a trilha em si leva cerca de 1h30min - que no nosso caso durou umas 2h ou mais! 

    Dica: o calor, como eu disse, estava infernal. Não levamos uma quantidade grande de água e acabamos enchendo nossas garrafas com a água da cachoeira que íamos encontrando no meio do caminho, além de jogar água em nossas nucas (dá um alívio na pressão baixa e no calor). Eu passei mal (contarei em outro post), mas não foi por beber a água da cachoeira! ahahahah







   No meio da trilha para a cachoeira tem a opção de descer alguns minutos e chegar à Praia da Feiticeira. Como já estávamos lá, não custava conhecer a praia. Como eu disse, ir em alta temporada tem seus muitos problemas, portanto, uma das coisas que odiei foi para conseguir uma boa foto, já que inúmeras pessoas saiam nas fotos não deixando aparecer o local em si. 



Peguei uma imagem no Google para vocês terem uma idéia de como seria a praia sem tumulto.

   Saindo da Praia da Feiticeira, onde não ficamos muito tempo por estar super tumultuada, voltamos ao nosso caminho para a Cachoeira da Feiticeira. Quando enfim chegamos, nem acreditei de tão linda que era. Já estava quase no fim do dia e a água, claro, estava um gelo! Encontramos poucas pessoas na Cachoeira e os poucos estavam fumando maconha! ahahah Mas deu para aproveitar bastante. Até arrisquei à uns mergulhos naquela água! Ficamos um bom tempinho aproveitando a vista, a água e principalmente para descansar! Estávamos bem exaustos e só de pensar em todo o percurso de volta que teríamos que fazer era desanimador. Portanto, recarregamos um pouco as baterias alí naquele espetáculo da natureza.

   Dica: no meio do percurso para a Cachoeira já não aguentávamos mais de tanta subida que tínhamos de fazer. Minhas pernas estavam pedindo arrego. Felizmente encontramos um tipo de bambu no meio do caminho, que nos serviu de apoio. Ou seja, não se intimide ou ache bobeira em se utilizar de meios de apoio para trilha!





Esquilo!!! Sim, você encontrará muitos desses animais por lá! Prepare o coração!
A Cachoeira da Feiticeira, finalmente!
Depois de apreciar a beleza da cachoeira e com energias renovadas, é hora de descer tudo de novo!


Mico! *-*
Parada obrigatória no moço do geladinho após tamanha caminhada.
    Dica: Nossa estadia na Ilha Grande se resumiu em Açaí e em Geladinhos (ou seja lá como seu estado chame!). Descobrimos uma casa perto da praia preta (a última subindo para um tipo de sítio dos servidores públicos do Rio) onde vendia o geladinho mais barato e o MELHOR EVER! Gente, sério, o geladinho do cara era dos deuses! Mas ainda vou contar histórias sobre o tal geladinho e o açaí. Aguardem! ahaha

    À noite, após tomarmos um bom banho no camping, fomos andar pela Vila do Abraão e comer alguma coisa. A noite é MUITO movimentada na Vila e praticamente não tem hora pra terminar o agito. São inúmeros restaurantes à beira mar com mesinhas na areia. É a coisa mais linda! Os preços, acreditem, não são absurdos e os pratos lindos! Vale a pena conferir!


    No próximo post falarei sobre um passeio de lancha que fizemos no domingo, o Volta à Ilha. Até lá!     

71 comentários:

  1. nossa que passeio mais delicioso!!! muito bom poder passar um tempo assim em contato com a natureza num passeio como esse!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Uau amiga, que lugar lindo
    morro de medo de ir no Rio, mas se eu for já sei que quero incluir essa trilha das feiticeiras na minha rota
    amei esse lugar, nosso país é lindão demais né, e a gente vai passando e encontrando bichinhos fofos pelo caminho, fala sério, isso é o maximo!!
    já quero ver o passeio na lancha uhuuu!!!
    uma semana perfeita pra vc!
    Super beijo ✿◠‿◠)✿
    ./\___/\
    (=~_~=)
    .*•.¸¸.•*
    .¸.•**•.¸.•*¨) ¸.•*¨)
    .(")__(") (¸.•* (¸.•*¨*•►
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Mas na verdade, para ir pra Ilha Grande você não precisa passar pela capital, então fica tranquila! aahahaha Obrigada pela visita lindona. Um beijao

      Excluir
  3. Que linda essa praia e a cachoeira!
    Praia é sempre uma delícia, eu amo!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é uma delícia mesmo, Anne! Um paraíso! Um beijao

      Excluir
  4. Que lugar lindo eu tenho muita vontade de conhecer, deve ser maravilhoso estar ai kkkk
    http://meninasperfeitas01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e é maravilhoso mesmooo! Vale muito a pena, viu? Um beijaoo

      Excluir
  5. Que linda a cachoeira! Esse lugar é lindo!
    Beijoos :*

    poetasdamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. que fotos lindas, lugar maravilhoso hem?!
    Beijos

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
  7. Que lugar maravilhoso
    fiquei babando nas fotos, muito lindas!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica! Lá é realmente lindo demais! Um beijao

      Excluir
  8. Que lugar lindo!
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  9. Que lugar maravilhoso é esse?
    amei, e me encantei, as fotos ficaram maravilhosas ♥
    Um super beijo e fica com Deus!
    www.blogregianegama.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que lugares lindos! Adorei a cacheira!!!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Karen! :D
    Nossa, que vista mais linda! *-*
    Adorei as fotos, fiquei com inveja, hahaha
    Beijos, Ana do dia <3

    ResponderExcluir
  12. Nuuu Karen!!
    Amei as fotos que paraíso hein?!?!
    Arrebentou nas fotos!!
    Beijos

    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu anjo! Lá é realmente coisa de outro mundo! ahaha beijoo

      Excluir
  13. Que show de imagens amei, uma semana abençoada
    Siga e curta o meu canal;https://www.youtube.com/user/NekitaReis/videos

    ResponderExcluir
  14. Aí que fotos linda, se eu já queria conhecer a Ilha grande, agora eu quero mais ainda.
    Beijos

    www.todamorena.com

    ResponderExcluir
  15. Uaau, que lugar maravilhoso *-* Ameei!
    Estou seguindo :) Beijão, http://www.vidadesaltoalto.com/

    ResponderExcluir
  16. Que lugar incrível adorei conhecer pelas fotos muito lindo e histórico nunca fiz trilha que bacana! Bjs
    www.maniasdapatty.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá é lindo demais, Patty! Vale muito a pena ir conhecer! Um beijaooo

      Excluir
  17. Aveee, que lugar maravilhoso, afinal, pra esses lados aí tudo parece ser tão lindo! Eu ainda não conheço e então amei a dica! *-*
    ps: eu adoooro geladinho =X kkkkkkkkkkk
    Beeijão Karen, Blog Feita de algodão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu ano! Lá é lindo viu? Um beijaooo EU também adoooro geladinho ahahaa

      Excluir
  18. Ka, ainda bem que ao final de toda trilha sempre (ou quase sempre, kkk) tem uma cachoeira que compensa e digna para tomar aquele banho de cachoeira pra tirar a exaustão da trilha né? haha.. Lindas as fotos, lindo o lugar, e vocês um casal lindo! :D
    E que coisa mais fofa a noite na praia, as mesinhas na areia! Deve ser uma delícia mesmo! Vontade de estar lá agora! rs
    Beijinhos!
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, nem me fala...sabe quando você quer desistir mas quando chega naquela cachoeira linda e vale tudo a pena? ahahaha obrigada meu anjo! De coração! Um beijaooo

      Excluir
  19. Oi Ka,
    Mulher que paraíso e esse? Nossa quem dera eu estar ai nesse calorão e vida boa rsrs. Brincadeirinha, curte mesmo gata.

    Beijos |@blogdanica
    http://nicoleregiane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Que lugar mais lindo! Essa cachoeira é um arraso mesmo, me deu ate vontade de conhecer. Adorei o look do post anterior, aquele sapato é lindo. Beijos
    http://meudocemundo2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. A cada foto dessa viagem eu me apaixono mais por esse lugar. Não conhecia essa parte do AQUEDUTO, que demaaaaaaaaaisssss!!!!

    www.bymanuelarodrigues.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é realmente apaixonante viu? O aqueduto é lindooooo! Obrigada pela visita Manu! Um beijaoo

      Excluir
  22. Adoro lá, fui uma vez e tenho algumas fotos nos mesmos lugares que vc...hahaha

    Beijooos
    https://blogidfashion.wordpress.com/wp-admin

    ResponderExcluir
  23. As pessoas deixam as fotos ainda mais lindas, hehe. Parece ter sido mt bom! É mt legal ir a lugares com história como o presídio, e a natureza tbm é linda pra apreciar ;D
    bsaccani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que linda Bárbara! Obrigada viu? Um beijaooo

      Excluir
  24. Nossa que passei tão incrível! o lugar é maravilhoso! nossa a pessoa já volta com outros ares depois de ir para um lugar desses!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo demais né? Com certezaaa! Um beijaooo

      Excluir
  25. Que lugaresss maravilhoooooooosos! Primeiro que amei a sua blusa nas primeiras fotos, queria uma igual :D hahhaa
    Sou louca por cachoeeeira, queria muito ai, deve ser muito legal fazer esses acampamentos!

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahha sério? Também amo essa blusa! Obrigada linda! Essa cachoeira é linda demais! Um beijao

      Excluir
  26. Que lugar lindo! Eu não conhecia. *_*
    Estou amando os posts de viagem e anotando tudinho pra visitar depois.
    Beijos com carinho! Ka. ♥
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ka, é um paraiso! Obrigada linda! Fico super feliz!

      Excluir
  27. Que lugar lindo, apesar de termos aqui algumas cavernas e trilhas, o estado tem pouquíssimas cachoeiras, acho que nunca visitei uma. Por isso adorei essa mistura de praia e cachoeira.

    Bjus

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa lá é lindo demais. Tem uma gruta que sou doida pra ir na proxima vez! Jura? Fiquei com vontade de conhecer as cavernas daí! Um beijao

      Excluir
  28. Que lugar show!!!! Eu já assisti uma reportagem sobre este lugar, eu quero muito conhecer, parecer ser incrível.
    As fotos ficaram lindas <3

    Fica com deus! www.blogbrightwords.blogspot.com | Curta nossa página!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo mesmo, isa! Vale muito a pena. Obrigada! Beijooos

      Excluir
  29. Que lugar maravilhoso =)

    Vem me visitar?!
    Beijo,
    Yasmin
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/


    Já conhece meu brechó Online?
    http://brechofinissimas.loja2.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Nossa, que lugar lindo! Tô precisando de um lugar assim pra relaxar viu haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  31. Que lugar mais lindo, tou precisando de ir pra um local assim, preciso descansar :]
    Beijos ♡
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambémmm!! Quero mt voltar! Faz tanto tempo que fui... ahahaha beijoo

      Excluir
  32. Que lugar lindo! Parece o paraíso, preciso de um lugar desse urgente haha
    Beijos
    http://blogfashionqueen.blogspot.com.br
    Instagram: @blogfashionqueen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um lugar maravilhoso, Rita! Um beijao

      Excluir
  33. Muito lindo esse lugar. Fui no Rio uma vez só mas não pude ir em Ilha Grande, da próxima vez quero ir com certeza. Beijos.
    www.julianabanana.com.br

    ResponderExcluir
  34. As fotos estão maravilhosas! Ah, aqui no RS o geladinho se chama sacolé rsrsrs.

    Beijos <3 bloguetanamoda.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Ahahahaha aqui a gente chama tanto de sacolé quanto de geladinho, depende da regiao do Rio! aahhaha beijaoo

      Excluir
  35. Que Bunda gostosa vontade de gozar dentro

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!