Karen Bartolomeu: Pele: Tonificação

Pele: Tonificação

 
  Olá! Continuando a falar sobre pele (http://www.fashionworldbykaren.com/2014/10/pele-limpeza.html), hoje vim falar sobre como tonificar sua pele.

    Qual a função do tônico na rotina diária de cuidados com a pele do rosto? Vamos traçar alguns comentários sobre algumas afirmações que vemos por aí:

    "O tônico facial tem a função de manter a umidade natural da pele, além de proporcionar mais elasticidade e beneficiar o tônus muscular". Comentário: manter a umidade natural da pele é função de alguns tipos de hidratantes. Se o tônico for composto por algum desses hidratantes, aí sim ele pode manter a umidade natural da pele. A elasticidade é uma capacidade genética, determinada pelas fibras da derme (camada profunda da pele), chamadas elastina, e não tem como mudar com a aplicação de um tônico. 

    "Utilizado como complemento na higienização facial, ele tem o papel de proteger a pele da ação dos radicais livres, ajudando a reduzir a aparência de poros dilatados e uniformizando a textura da pele". Comentário: quem protege a pele dos radicais livres são os ativos antioxidantes (vitamina C, coenzima Q10, etc.). Não podemos dizer que essa seja a função do tônico. A aparência de poros dilatados é reduzida com o controle da oleosidade de maneira contínua, e uniformizar a textura é papel dos ácidos (retinoico, glicólico, mandélico, etc.).

    "Toda loção tônica tem a função principal de equilibrar o pH da pele. É importante seu uso para todos os tipos de pele após a higienização, sendo mais importante ainda para quem tem pele oleosa com tendência a acne (cravos e espinhas) e poros abertos e deseja controlar a oleosidade. Pois, além de sua função principal, os tônicos trazem ativos adstringentes, controlando a oleosidade." Comentário: agora sim - a função do tônico é equilibrar o pH cutâneo. Mas, se usarmos os sabonetes neutros já mencionados, essa função deixa de ser importante, já que nada foi desequilibrado. Antigamente os tônicos eram muito usados, porque os sabonetes disponíveis no mercado ressecavam a pele, tanto pelo pH quanto pelos componentes surfactantes. Controlar a oleosidade é outra função dos tônicos, que são bem-vindos para isso. Mas esses são tônicos específicos, não indicados para todos os tipos de pele, e, por conter substâncias como ácido salicílico e ácido glicólico, devem ser usados dentro de uma rotina de cuidados com a pele. O uso sem orientação médica pode levar à desidratação e até a piora da acne.

    Deve-se ter muita cautela com a crença "o tônico complementa  a limpeza". Muitos tônicos contêm álcool, que, além de ser irritativo para a pele e os olhos, desidrata a pele. Por tudo isso, a necessidade do tônico é muto mais comercial do que real. Para as funções mencionadas, não é preciso incorporar mais um produto à rotina diária. Um bom sabonete de limpeza, seguido de um hidratante e um filtro solar durante o dia, está de muito bom tamanho para manter a pele saudável e bonita. E a adequação desses produtos deve obrigatoriamente passar pela competência de um médico.

   No post anterior, eu falei de dois produtos tonificantes que uso. O leite de colônia é um exemplo do que irritam a pele se usado com muita frequência. Já o da Mary Kay é o que considero ótimo. Limpa tudo e não irrita, deixando a pele bem matte para receber um hidratante facial. É o que eu realmente indico para essa função.

   Água micelar

   Para quem mora em cidade grande e sofre com a sujeira que a poluição deposita, o que faz? Nesses casos, há um complemento da limpeza com um produto que quase ninguém conhece, que é a água micelar. Trata-se de uma solução de limpeza composta por moléculas solúveis em gordura e em água, chamadas micelas. Essa característica lhes permite a remoção completa das sujidades, sem alterar o equilíbrio da pele.

    Benefícios da água micelar:
  • É tolerada tanto por peles oleosas quanto pelas sensíveis e alérgicas.
  • Pode ser aplicada na área dos olhos.
  • Não precisa de enxágue.
  • Substitui o demaquilante e retira até mesmo maquiagem á prova d'água.
  • Pode ser utilizada na limpeza de peles infantis.
 


   
    E essas foram as dicas de hoje. E aí, gostaram? Sabia dessas curiosidades?

    Não deixe de comentar e até a próxima! Um beijo!


   Fonte: Livro "Pequeno Livro de Beleza.. Guia para toda hora". Por Daniela Leal

32 comentários:

  1. Adorei o post Ka, super esclarecedor! Eu mesmo tenho um tônico e de vez em nunca eu uso, mas isso porque realmente não vejo tanta necessidade no seu uso diário! Amei a dica da água micelar, não sabia que tinha esse nome! rs
    Beijinhos!
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahah eu tenho um tão bom que acabo usando senão todo dia quase todo dia! Pois é! Um beijooo

      Excluir
  2. eu AMO essas aguas micelares pq tenho a pele oleosa, mas bem sensivel e mts tonicos tem alcool que irritam mt minha pele... adorei o post ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, super explicativo, adorei a Agua micelar, vou procurar pra testar!!
    Beijos

    www.doidaporesmaltes.com

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas, gostei mesmo.
    ]
    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, eu sou doida para experimentar a solução micelar, devem ser ótimas!
    Beijos

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post super util a mim hehe!
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Karen, adorei as dicas!
    Cuidados com a pele são sempre muito bem vindos!
    Beijão

    | www.bwanaluana.com |

    ResponderExcluir
  8. Estou AMANDO esses seus posts sobre pele. É sempre fundamental aprender um pouco mais sobre. :)
    Beijoss
    Blog Luísa Tavares | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom! Fico tão feliz em ler isso! Um beijo!

      Excluir
  9. Adorei a dica das águas micelares, não conhecia!! Fiquei curiosa pra testar. beijos

    www.fernandazarate.com

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas! Eu uso tônico todos os dias! Faz um bem danado!
    Super beijos!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, ter uma pele bonita realmente não é fácil
    Beijos ♡
    Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
    Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro

    ResponderExcluir
  12. adorei as dicas, confesso que não uso mt o tonificante por sempre achar q não era necessário !! mas adorei o seu post e informações !!!

    www.bymanuelarodrigues.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, nunca tinha ouvido falar sobre " Água micelar"! Uma dúvida, você deve já ter feito um post sobre, vocês tem dicas de hidratantes para o rosto, BARATOS? Eu uso MUITO, só que minha pele é oleoso e fico com medo de voltar a ter um trilhão de espinhas e só uso marcas caras ):

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindona, eu uso um hidratante que minha pele se adaptou MUITO bem e eu acho barato (R$30,00). É o hidratante facial Botanical Effects da Mary Kay. Minha pele é mista e quando passo UM POUQINHO desse hidratante já espalha pelo rosto INTEIRO e seca sabe? Fica muito sequinho e muito macio. Eu indico esse pra você testar e eu acho um preço muito em conta. Espero ter ajudado. Um beijo!

      Excluir
  14. Mulher, tu arrasa nos posts!!!
    Adorei todo o detalhamento que vc fez, ficou muito explicativo!
    Bjokass

    http://batombasico.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já usei, hoje uso mais hidratantes e sabonetes. To achando melhor agora e pelo que você disse ai em cima o hidratante meio que substitui né?!
    Não posso falar muito porque usava de outras marcas, nunca usei nenhuma que vc citou, talvez essas dessem certo.

    Bjus

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu acho muito melhor o hidratante. Quando se tem o hidratante correto pra sue pele faz toda a diferença! Um beijo!

      Excluir
  16. Gostei muito do post!
    Vou apostar numa água micelar!

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!