Karen Bartolomeu: Pele: Limpeza

Pele: Limpeza

 Olá pessoal! Hoje vim dar algumas dicas e desmitificar algumas coisas sobre a limpeza da pele.

  Quando se diz que é necessário limpar a pele do rosto, pressupõe o uso de um produto higienizador, que pode ser sabonete ou loção de limpeza, com ou sem enxágue. Ou seja, não lavar apenas com água!

 Para que a pele consiga aproveitar ao máximo o produto que será aplicado posteriormente, é importante que a barreira existente entre ela e o produto seja a menor possível. Portanto, sujeiras como poeira, poluição e até mesmo a própria produção de gordura da pele devem ser retiradas da melhor forma. E a água, sozinha, não é capaz de lavar essas sujeiras de gordura da pele. Água e óleo não se misturam, lembra? 

 Para a completa remoção da sujeira da face, precisamos então de substâncias surfactantes (detergentes), capazes de remover também as gorduras em excesso que a pele produz. E os produtos específicos para limpeza facial disponíveis no mercado têm essa capacidade.

   Mas como escolher um bom higienizador facial?

  1) É necessário que haja no rótulo a discriminação "facial". Produtos específicos para o rosto têm surfactantes mais suaves do que os adicionados aos sabonetes corporais.
  
   2) Procure também a descrição "neutro" ou "pH neutro". Isso significa que o pH do produto é muito próximo ao da pele saudável, que é ácido - entre 5,2 e 5,5. O pH é um dos mais importantes mecanismos de defesa da pele, pois os micro-organismos aceitam mal a acidez, por isso variações no pH implicam diretamente o desequilíbrio da saúde da pele.

   Existem duas formas de apresentação dos higienizadores faciais - a melhor é aquela que mais se enquadra na rua rotina e suas preferências pessoais. Vamos lá:

  - Sabonetes faciais:  Costumam ser os preferidos, pois proporcionam uma sensação agradável de limpeza após enxágue. Podem ser apresentados em barra, líquidos, em creme, espuma ou gel. Os componentes da fórmula vão determinar a finalidade: pele oleosa, pele acneica, pele sensível, pele seca, etc. Os sabonetes em barra perdem na preferencia por ser menos práticos - ficam expostos ao meio externo, ressecam, acumulam sujeira. Já os líquidos permitem retirar apenas a quantidade que se deseja usar, mantendo o restante do produto intacto dentro do frasco.

   - Loções de Limpeza: tendem a ser mais suaves, porque possuem pouco surfactante, e podem ser removidas com algodão ou lenço facial - não precisam ser necessariamente enxaguadas. Quando usadas em enxágue, podem deixar na pele substâncias que ajudam a tratá-la, como emolientes e antioxidantes. Por essa característica pouco agressiva, as loções são muito indicadas para peles sensíveis e alérgicas. Gosto muito dessa modalidade de produto em certas situações: vale manter um frasco na bolsa em uma viagem e para aqueles que usam frequentemente banheiros coletivos, inclusive no trabalho. As loções também podem ser usadas para remover maquiagem - um ponto a mais pela praticidade!

    Quando lavar?

    O ideal é lavar o rosto pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir. Para os adeptos de dois banhos por dia, o chuveiro pode ser aproveitado para essa etapa. 

    Para ter certeza de que o rosto foi lavado por completo - e isso é muito importante para as usuárias de maquiagem -, é bom estabelecer uma sequencia de lavagem, descendente: início pela testa, passando pelo nariz, depois as bochechas e por fim o queixo,sempre massageando com movimentos circulares.

    E os esfoliantes?

    Esfoliantes são limpadores que contêm grânulos em sua composição. A função desse elemento de limpeza é remover, pelo atrito mecânico, as células mortas da superfície da pele. O tamanho dos grânulos determina se o esfoliante é mais ou menos abrasivo.

    Essa remoção é positiva quando consideramos a melhora na textura da pele, que fica mais macia e regular. Mas, se a pele estiver em tratamento com algum produto que contenha ácido (retinoico, glicólico, mandélico, azelaico, etc.) - situação muito comum entre aqueles que fazem acompanhamento com dermatologista -, o esfoliante perde a função (pois o ácido já elimina as células mortas) e pode se tornar um elemento de desequilíbrio: com uma camada de pele mais fina, o abrasivo pode machucar, desidratar e até abrir caminho para uma infecção.

    Mas, para quem não gosta de usar ácidos na pele ou não consegue seguir uma rotina de tratamento com dermocosméticos, os esfoliantes são bons aliados. Os homens também são um bom público para eles, pois preferem tratamentos práticos e que não sejam aparentes - os ácidos podem causar descamação e vermelhidão, enquanto os esfoliantes melhoram a textura da pele sem deixar sinais.

   De qualquer maneira, o esfoliante deve ser massageado na pele de forma muito suave, sem fazer força, e enxaguado em seguida. Esse procedimento deve ter frequência máxima de duas vezes por semana - não há necessidade de uso diário.

   Mas atenção: o uso do esfoliante exige hidratar bem depois, para manter o equilíbrio da pele. O hidrante deve ser adequado ao seu tipo de pele.

   Dicas dadas. Segue agora os produtos que eu gosto de usar para o fim de limpeza da pele.
 
Adoro esses produtos para limpeza da minha pele. São eles: Creme de limpeza facial e tônico refrescante, ambos da linha Botanical Effects (tenho a linha inteira e amo muito!) e  o leite de colônia.
Este creme de limpeza é maravilhoso. Ele remove a maquiagem e impurezas, deixando a pele com aparência saudável e renovada. É o primeiro passo para quem tem a linha completa.

Este é o tônico refrescante da linha. Seria o passo 3, depois de uma máscara. Mas a máscara só é utilizada duas a três vezes por semana. Portanto, ele acaba por virar o passo dois. Ele tonifica e remove profundamente as impurezas que as vezes o creme ainda deixa, restaurando o equilíbrio natural da pele e proporcionando uma sensação suave e refrescante. E o melhor: deixa a pele MUITO seca (no sentido de não deixar melequenta. Tem um efeito bem matte). É incrível!

O leite de colônia tem o mesmo efeito do tônico acima, porém ainda acho o tônico da Mary Kay bem melhor. Este limpa muito bem mas acho que ele é um pouco agressivo à pele quando usado em grande quantidade. Mas ainda assim o uso quando tem grande quantidade de impurezas na pele.

    Pessoal, essas foram minha dicas para vocês hoje. O que acharam? Têm algum outro produto ótimo para indicar? Não deixe de comentar!

   Um beijo!


Fonte: Livro "Pequeno Livro de Beleza.. Guia para toda hora". Por Daniela Leal

28 comentários:

  1. Ótimas dicas, Karen!
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, num sou muito boa nesse negócio de cuidar da pele, e dicas assim sempre ajudam ;)
    Muito bom saber, entre outras coisas,, que após o esfoliante tem que hidratar bem.
    Beijos Karen
    Blog -- Filha do Rei

    Twitter -- Filha do Rei

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas e o blog não conheci mas já estou fã!
    bjcas
    Sandra

    http://tudosobretudon.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro gel de limpeza a sabonete e lavo sempre o rosto de manhã e à noite! Costumo fazer uma esfoliação uma ou duas vezes por semana :)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está muito melhor do que eu que preciso seguir com mais afinco a essas dicas ahahah Beijos

      Excluir
  5. Adorei as dicas, já fiz umas anotações que quero seguir.
    Gosto muito do leite de rosas para limpeza, o meu já está no finalzinho.
    Beijos
    http://www.materiafeminina.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, é essencial ter esses cuidados <3

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderExcluir
  7. curti mt o post,limpar a pele é essencial para mante-la saudavel msmo! quero mt testar essa linha da MK , eu uso os 3 passos da clinique para a pele e amo

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, essa linha é ótima! Indico demais. Beijoos

      Excluir
  8. Ótimas dicas e os produtos parecem serem bons.


    www.elaecrista.com

    ResponderExcluir
  9. É sempre muito importante cuidar da pele de forma adequada, mas confesso que nunca limpo da forma correta as vezes acabo esquecendo ou desanimando de fazer todo o precedimento, mas quando limpo certo sinto uma grande diferença ainda mais quando usamos produtos bons.Beijos


    www.brendacaroline.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah isso é verdade...dá uma super preguiça mas também dá uma super diferença hahaha beioos

      Excluir
  10. Limpeza é muito importante né??
    Adoro sabonetes e adstringentes!! :)
    Beijos
    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Dicas muito boas, cuidado com o rosto é essencial né! Tbm uso o leite de colônia as vezes!

    Beijos <3
    www.pincelrosa.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa!!! Que lindos pijamas, queria todos!
    Procuro afiliadas, se estiver interessada, entre em contato pelo email vivi@israelcompras.com

    Ah! Tá rolando sorteio no blog: www.blog.israelcompras.com

    Bjks
    Vivi

    ResponderExcluir
  13. Amo produtinhos facial e esse mary kay ainda não usei e quero experimentar deve ser tudo de bom e o leite de colonia todo mundo já conhece né é otimo! Bjs
    www.maniasdapatty.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo de bom mesmo, Patty! Os da MK ainda são mt melhores do que o leite de colonia, viu!? Beijoos

      Excluir
  14. Uso a linha completa da Botanicals Effect e amoo, deixa a pele super limpa e com um ar de refrescância, uma sensação ótima!

    http://detudoumpouco28.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu também amo! É ótima mesmo. Limpa que é uma beleza! Beijao!

      Excluir

Seu comentário é muito importante!