Karen Bartolomeu: Como Valorizar seu Estilo e sua Imagem Pessoal: Seu Estilo Pessoal - Estilo Clássico

Como Valorizar seu Estilo e sua Imagem Pessoal: Seu Estilo Pessoal - Estilo Clássico

   
   Olá! Como eu disse no post do dia 11/10 (http://www.fashionworldbykaren.com/2014/10/como-valorizar-seu-estilo-e-sua-imagem.html), comecei uma série de posts sobre Estilo. Após a introdução de semana passada, vamos partir para o tema "Seu Estilo Pessoal", começando pelo estilo clássico.

    Seu estilo é sua marca, queira você ou não. É a forma como se mostra ao mundo, usando para isso sua imagem pessoal - ele está refletido em suas roupas e acessórios, em seu corte de cabelo, na maquiagem que você usa. E deveria, entre outras coisas, refletir sua personalidade e seus valores. Mas será que o estilo com o qual você se mostra ao mundo realmente conta a verdade a seu respeito? Será que a ajuda a mostrar o melhor de si? Ou reflete somente a moda - ou uma celebridade que você admira -, ou, ainda, é fruto de escolhas vazias, feitas ao acaso?
  
    Para que seu estilo seja coerente com você, ele precisa refletir sua personalidade. Só é possível valorizá-lo e aprimorá-lo usando roupas e acessórios que estejam em harmonia com sua personalidade. Dessa maneira, será sempre mais fácil sentir-se confortável e confiante em suas roupas. Existem pelo menos sete tipos básicos de estilo pessoal, e, apesar de muitas pessoas terem traços de mais de um desses tipos, um deles usualmente é predominante. Identificar  o seu - ou esse somatório - vai ajudá-la verdadeiramente a trabalhar com suas preferências, em vez de simplesmente se conformar com estilos impostos pela mídia ou pela moda, que não são suas opções naturais.

    A partir de hoje você vai conhecer o perfil de cada um dos estilos, descobrir qual (ou quais) deles mais de adapta(m) à sua personalidade e saber como valorizá-lo(s). Você vai descobrir, ainda, que às vezes é preciso adaptá-lo aos ambientes nos quais você se insere - sim, às vezes é preciso "diminuir o volume" de seu estilo para que a imagem projetada seja mais coerente com uma ocasião especial, mas sem deixar de respeitar suas características positivas mais marcantes. 

    Estilo Clássico

    Esse é seu estilo se você:

  -Tem um ar confiante, porém sereno, tendendo a ser reservada e às vezes conservadora. É normalmente bem organizada, centrada e trabalha duro para alcançar metas que você mesma se impõe;

    -Não gosta de atrair atenção, principalmente pelas roupas;

   -Não tem nenhum ou tem pouco interesse pela moda e suas regras. Prefere peças de formas simples e atemporais, sem detalhes ou com detalhes muito sutis, nas quais qualidade é sempre mais - muito mais - importante que quantidade. Você aprecia a durabilidade, por isso prefere peças de bom corte e acabamento, de tecidos que as manterão imaculadas por mais tempo;

    -Apela para cores discretas e muitos tons neutros, além de lisos, muito lisos. Cores muito fortes ou brilhantes e estampas chamativas não são suas opções naturais;

    -Adora um look coordenado e mais polido e às vezes acha que roupas muito casuais podem ser um desafio. Adora conjuntos (por exemplo, calça e blusa, saia e blusa, bolsa e sapato), que facilitam sua vida;

  -Se preocupa em vestir-se apropriamente para todas as ocasiões, sentindo-se extremamente desconfortável quando suas roupas não se adaptam ao ambiente ou às atividades em que está envolvida; 

    -Tem poucos acessórios, usados para complementar suas roupas, raramente ou nunca para atrair a atenção;

    -Usa há anos maquiagem sempre suave e discreta e o mesmo corte de cabelo, com linhas simples;

    -Tem muita facilidade para se vestir para o trabalho ou para ocasiões mais formais. Difícil mesmo é escolher roupas para ocasiões descontraídas, que peçam doses mais altas de casualidade, como um churrasco com os amigos ou aniversário dos sobrinhos.

    


   O que esse estilo diz ao mundo: confiável, estável, madura, porém conservadora, previsível e rígida.

    Para aperfeiçoar e valorizar seu estilo
    Não se restrinja apenas a qualidade, simplicidade e durabilidade. Você parecerá menos tradicional e mais elegante se observar as tendências vigentes e adotar uma ou outra peça mais moderna, que se adapte a seu tipo físico, para mesclá-la a seus clássicos. Para isso:
  • Fique atenta a mudanças importantes na modelagem das roupas, não fique presa a uma década em especial. Por exemplo, se a moda pede cinturas superbaixas, você não precisa obedecer, mas pode optar por calças e sais com cintura um ou dois dedos mais baixa; ou, se a moda pede shorts, você pode optar por bermudas bem cortadas, em estilo de alfaiataria (fig. 6).
  • Ouse um pouco mais nas cores e estampas. Uma vez que você tende a optar por lisos, tons neutros e cores discretas, algumas peças - mesmo que pequenas - estampadas ou de cores um pouco mais vivas a ajudarão a não parecer invisível ou previsível demais. Por exemplo, você pode optar por uma bolsa num tom mais dramático, porém pouco agressivo, como o vinho, que será facilmente coordenável com todos os neutros.
  • Adote Também acessórios mais modernos - e até com uma pitada de ousadia. Eles podem lhe dar um ar mais atual e flexível, assim como os tecidos high-tech - fique atenta às inovações nessa área.
  • Escolha pelo menos um acessório como sua marca registrada. Por exemplo, se você tem braços longos, braceletes e relógios interessantes podem ser explorados como ponto de atenção.
  • Mantenha seu corte de cabelo sempre atual. Converse com seu cabeleireiro de confiança e juntos tentem encontrar algo mais moderno, mas que ainda a faça sentir-se elegante e discreta. Quanto à maquiagem, experimente novas cores, e não precisa ser tão ousado - você pode se surpreender
    Com exceção dos terninhos e tailleurs, evite usar conjuntos, sejam de roupas ou de acessórios (brinco e colar, sapato e bolsa, etc). Eles projetam uma imagem de pouquíssima criatividade e atualidade, além de parecerem soluções fáceis demais para uma mulher que, como você, não tem medo de enfrentar dificuldades.

    No Trabalho:
   O maior perigo é você desaparecer, tornar-se invisível e com um ar ultrapassado devido ás suas escolhas ainda mais discretas para esse ambiente. Não caia nessa armadilha - assegure-se de que pelo menos uma peça quebre a monotonia, seguindo as sugestões anteriores.

     Por hoje é só. O próximo post será sobre o "estilo dramático".

     E aí, gostaram? Não deixe de comentar!

    Fonte: Livro "Pequeno Livro de Estilo.. Guia para toda hora". Por Ana Vaz

32 comentários:

  1. gostei do post .. porem mesmo não tendo nada ver com meu estilo sou mais básica sabe
    vou mais pelo conforto
    beijos


    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu tbm concordo que estilo é a nossa marca diz muito de quem somos!! eu nao sou nada basica haha

    eu AMEI o layout do seu blog acho que ja comentei por aqui mas comento de novo sobre esse layout lindo!

    tem post novo no meu blog sobre meu ex cabelo platinado, se puder fazer uma visitinha vai lá ^^

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é! Ainda vai ter post sobre seu estilo ahahaha Obrigada linda!!! beijao!

      Excluir
  3. Já percebi que não sou classica kkkkkkkkk
    Espero o próximo post!!
    Mil beijos, Vivi
    Doida Por Esmaltes
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. estilo classico é meu preferido, adorei o post

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom! Fico feliz por ter gostado! Um beijo!

      Excluir
  5. Acho esse estilo muito bonito e sofisticado. Ótimas dicas, Karen!
    Um beijo,
    Julie do JulieChagas.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, mas hoje em dia é tão difícil uma pessoa se identificar com um único estilo sabe?!
    Tem gente que usa de tudo, rsrs.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente ahaha mas ainda tera um estilo desses nesta série kkk beijos

      Excluir
  7. Amei as dicas!
    Acho que meu estilo principal é romântico e delicado, mas estou sempre passando pelos outros, hehe.
    Beijos! Ka. ♥
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda teremos esse estilo nessa série ahaha beijos

      Excluir
  8. Sempre com excelentes conselhos!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post e me identifiquei.
    Beijos

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
  10. hhaha eu amei o post, meu estilo, haha é o estilo da xavier, sabe que não sei definir rsrs
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ahahahah morri de rir! Em algum dos posts você se identifica mais! hahah beijoos

      Excluir
  11. Káh, adorei as dicas .. Super válidas e indispensáveis =)
    Posso te fazer uma crítica construtiva? Quando vc for falar sobre coisas que tem que haver uma explicação como por exemplo esse post, tenta gravar vídeo ou algo do tipo amore, porque post que tem texto demais na maioria das vezes cansa, caso n seja de um blogger de livros ou coisa parecidas já que é voltado para pessoas que amam ler, entende??
    Beijo amoreee
    http://www.luannagarcia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Ótima dica, Luanna! Muito obrigada! Um beijo!

      Excluir
  12. Adorei as dicas! Estudei este capítulo no meu curso de personal stylist e confesso que adorei. Arrasou, beijos da baiana
    www.mulhersuperfashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom! Fico feliz. Um beijo

      www.fashionworldbykaren.com
      Instagram: www.instagram.com/fashionworldbykaren
      Facebook: www.facebook.com/fandbworld

      Excluir
  13. Adorei as dicas amiga
    Beijão ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  14. To ansiosa pra conhecer todos os estilos e descobrir qual é o meu! *-*
    Beijão, Ana do dia

    ResponderExcluir
  15. Nossaaaa, que show de bola, menina!
    *_*
    Guriaaa, você é muito caprichosa e seu blog está lindo...já estou te seguindo.
    Dá um pulinho lá no meu cantinho, está rolando um sorteio baphoo! ;)
    Beijooo!
    Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343

    SORTEIO DE UMA CANECA TABOO
    CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA

    ResponderExcluir
  16. Um dos meus estilos preferidos. Demorei pra me soltar e ousar um pouco, mas sempre acabo me rendendo à classe do clássico, ehehehe.
    Amei essa tua série de posts!
    Beijocas

    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!