Karen Bartolomeu: Rugas, Como Preveni-las?

Rugas, Como Preveni-las?


   Olá! Não sei vocês, mas eu tenho grandes preocupações com minha pele. E uma das coisas que mais vem me atormentando são as rugas. Sim, em meus plenos 22, quase 23 anos, tenho notado algumas linhas de expressão no meu rosto que tenho certeza que não existiam antes. E por isso, resolvi pesquisar sobre como prevenir essa praga, que mais cedo mais tarde virá (mas melhor que seja mais tarde, concordam!?).

   Rugas são sobras/pregas na pele que se formam ao longo do processo de envelhecimento humano devido à perda da elasticidade e tonicidade desse tecido tanto na superfície como nas camadas mais profundas. Isso faz com que a pele perca sua estrutura normal de sustentação e mude dua conformação de lisa para enrugada. É um processo fisiológico, irreversível e progressivo, ou seja, é uma formação que ocorrerá naturalmente em todas as pessoas.

   Porém, alguns fatores externos, relacionados com o ambiente e o estilo de vida, podem acelerar o desenvolvimento das rugas e o seu aparecimento precoce. Como, por exemplo, a alta exposição aos raios solares que também aumenta a probabilidade de câncer de pele. O fumo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, o estresse, a alteração do hormônio feminino, o vento e o calor também são agentes externos que aceleram o aparecimento das rugas.

   Mas, como prevenir as rugas?

   A prevenção está mais baseada em evitar o aceleramento do que evitar o seu início, não consistindo em evitar que as rugas apareçam, mas sim evitar que elas apareçam mais cedo e mais intensas do que deveriam. Assim, é muito importante seguir algumas dicas:

   - Sempre retire a maquiagem antes de dormir. Eu sei que é difícil, mas tente fazer isso! Utilize um demaquilante que não irrite a pele. Passar uma noite sem retirá-la corresponde a três dias de envelhecimento da pele e ainda pode causar acne.
   


   - Na mesma linha, tenha o hábito de limpar, tonificar, hidratar e esfoliar a peleOs hidratantes funcionam cobrindo com umidade a superfície da pele. A forma mais eficaz de se usar um hidratante é aplicá-lo na pele molhada e então enxugá-la levemente. Cada vez mais hidratantes contêm filtro solar, então se você optar por um desses, terá benefícios em dobro. Use hidratante anti-idade conforme a sua faixa etária. Não se esqueça de aplicar nas mãos e pescoço, locais onde os sinais da idade ficam aparentes e são muito negligenciados no momento da hidratação. 

   - Use protetor solar facial e protetor para o corpo diariamente, mesmo nos dias nublados. Ficar horas pegando sol, mesmo com proteção não é aconselhável. Os efeitos do sol são cumulativos e podem demorar anos, mas um dia aparecem.

   - Alimente-se bem. Ingira grãos, frutas e vegetais frescos. Inclua no cardápio frutas, verduras e legumes que contenham vitamina C (laranja, morango, batata, brócolis, ervilha, manga, mamão), betacaroteno (abóbora, agrião, cenoura, couve, espinafre, manga), e licopeno (tomate, goiaba, melancia, uva rosada). Os antioxidantes presentes nesses alimentos evitam o envelhecimento precoce da pele. Evite ou diminua o consumo de açúcar e alimentos gordurosos e adote uma dieta desintoxicante. 


    - Pratique exercícios regularmente. É ótimo para manter sua pele firme e para desintoxicar o organismo.



    - Evite o estresse. Estresse não faz bem para nada, muito menos para sua pele. Pense nisso.
   
 - Não fume, ou, se já fuma, deixe de fumar. o fumo não causa apenas o câncer e inúmeros outros problemas de saúde, ele pode contribuir para as rugas. Estudos descobriram que a formação prematura de rugas aumentou com o consumo do cigarro e o período de tempo que o indivíduo fuma. 


   - Mantenha-se sempre hidratado. Tome MUITA água, no mínimo 2 litros por dia.


   - Evite usar cera quente, pois o calor degenera as fibras elásticas que sustentam a pele. 



   - Use óculos solar. Óculos escuros bloqueiam a grande maioria dos raios ultravioletas enquanto você estiver ao ar livre durante o dia e podem ajudar a proteger a pele suave e sensível ao redor dos olhos, onde se formam os pés de galinha e o filtro solar não pode alcançar. Escolha um que também proteja seus olhos da claridade, pois pode ajudar a prevenir as caretas, que também contribuem para rugas na área dos olhos.



    - Durma de barriga para cima. Dormir com seu rosto pressionado contra o travesseiro por causar "marcas de sono" que, ao longo dos anos, podem se transformar em rugas. Essa, na minha opiniao, é a mais difícil de seguir. ahahha


   - Suavize suas expressões faciais. Algumas pessoas têm a tendência de erguer as sobrancelhas, franzir a teste, ou olhar com raiva, e ficam com rugas por conta disso. Geralmente nem percebemos as expressões que fazemos. Mas tente evitar.


  - Nunca coloque em prática receitas milagrosas para se bronzear mais rápido e evite fazer bronzeamento artificial.



    - Faça consultas com o seu dermatologista ao menos uma vez ao ano para verificar se sua pele está saudável e bem cuidada.

   E aí, gostaram das dicas? 

   Não deixe de comentar e de participar da pesquisa de público localizada na lateral direita do blog.

   Beijos!


58 comentários:

  1. adorei as dicas , vou indicar esse post pra minha mãe haha
    adorei beijos , Tainara =D


    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda! ahahahahah indique sim! Um beijo

      Excluir
  2. adorei o post! ter uma vida equilibrada é a chave para evitar uma serie de coisas, inclusive rugar

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi, cuidar da pelo é essencial, agora eu sempre uso protetor e sempre tiro maquiagem.

    Vou seguir aqui, se puder segue o meu lá.

    Beijoos

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    Se tiver alguma foto com uma coroa de flores, me enviei para o email: alinepatricia_ro@hotmail.com, vou publicar um post com algumas fotos, e você pode deixar as informações do blog pra mim divulgar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu ainda tenho que criar o hábito de tirar a maquiagem DIARIAMENTE..pois ainda deixo a desejar ahahah obrigada linda. beijos

      Excluir
  4. Só não durmo de barriga para cima de resto faço tudinho!!!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. amei as dicas, karen! minha pele é mt sensível e provavelmente vou ter que cuidar bastante dela. morro de medo de ter rugas tb, haha. vish tb tenho mania de dormir de lado :o não sabia dessa!
    beijos www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Pois é..peles sensíveis sao as que mais sofrem! Eu mooorroo de medo de ter rugas..qualquer marca já fico desesperada ahahahaha Eu também tenho mania de dormir de lado..até nos desfazermos desses hábitos...vai ser dificil! ahahah bjoos

      Excluir
  6. Ótimas dicas Karen!
    Quanto mais cuidarmos agora, melhor lá no futuro!
    Beijão

    | www.bwanaluana.com |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda. è verdade. quanto antes melhor! beijoos

      Excluir
  7. Amei as dicas
    tem que começar desde cedo!
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas!
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  9. Sempre bom manter a pele hidratada e bem cuidada, independente da idade, né? Acho essencial tirar a maquiagem sempre. bjoos

    http://chiqueversatil.blogspot.com.br/2014/09/for-men-hamid-khouyi.html

    ResponderExcluir
  10. gostei das dicas,
    bjs,

    un--cover.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Karen...estou sofrendo deste mal também...
    Quando estava faltando ums meses para completar 26 anos...percebi a presença dessas "benditas" na minha testa...estou usando um creme...mas isso não vai resolver meu problema...só algum tratamento estético caro...que no momento ainda não posso fazer.
    Então...por enquanto...vou fazendo o que posso né?!
    Adorei o post...bem completo!
    Inscrita aqui no seu blog lindo!
    Bjinhus carinhosos.
    www.meninabymulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é assim mesmo, Beth! ahhahaha ainda bem que você começou a perceber aos 26. Eu com 22 já estou encontrando um monte de linhas por todo o rosto. Ahahaha Obrigada meu anjo. Um beijo

      Excluir
  12. Bem interessante! Eu preciso tomar mais cuidado, hidratar e esfoliar mais :(((

    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  13. Nossa que legal, adorei as dicas. Não consigo dormir de barriga pra cima, fico agoniada kkkk. Beijos
    Te espero em: http://meudocemundo2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ai difícil , né !?!? Tô com uma linha na testa que tá me deixando louca ! Acho q é por conta de umas caretas que eu faço quando tô me arrumando , mas só agora fui prestar atenção que faço isso =/... Paciência , né ?! Quando ficar rycah faço um botox , pq o creminho hidratante num vai tirar ela de lá ! kkkk

    www.aos-vintetres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu estou com várias linhas que estão me deixando louca! ahahahah eu também faço caretas me maquiando,acredita? ahahahahhahaha Beijao!

      Excluir
  15. Adorei as dicas, eu estou com 21 anos e também já notei as indesejadas linhas de expressão, e incomodam muito!

    Beijo, ótimo post.


    http://josefasclothing.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela postagem, muito boa como sempre. Tenho sorte, pois ninguém acredita que tenho 27 anos. Me dão até 17 as vzs (um exagero). Tento seguir todas essas dicas, mas nem sempre dá né.

    Beijos http://www.bloguetanamoda.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada, meu anjo! Que sortudaaaa! Quero isso pra mim ahahahaha um beijo

      Excluir
  17. Excelente post ! Já apareceram algumas e uso sempre filtro solar e há alguns anos passei a usar um creme para anti rugas.....preciso me ligar de tomar bastante agua que é aonde eu peco !
    beijos,
    Adri e Claudinha
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram : @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina..é horrivel quando começa a aparecer né? Já eu tomo muita água e passo pouco filtro solar ahahaha um beijo. Obrigada!

      Excluir
  18. Adorei as dicas amiga,post maravilhoso,parabéns
    Beijãoooo flor

    Blog Moda e Bom Gosto

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post e as dicas.. que mulher não se preocupa com as rugas né?!

    bjbj Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona...verdade! Qual mulher nao se preocupa? ahaha beijao

      Excluir
  20. muito bommm, eu tenho unas quando eu sorri, mas é hereditária meu pai tb tem igualzinha

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jura? ah mas sempre dá para amenizar! Um beijo

      Excluir
  21. Adorei essa dicas! É sempre bom prevenir né? Haha
    Amei o blog! Muuito lindo e os posts bem elaborados! Desejo muuito sucesso para você!
    Espero sua visita! Beijinhos!
    http://www.blogdavivinh.com.br/

    ResponderExcluir
  22. cara, amei as dicas. Já conhecia várias, mas essa ai de dormir com a barriga pra cima é nova pra mim. Mas achei que faz todo sentido mesmo! beijos

    www.baladecaramelo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindonaaaa...menina faz sentido mas nao consigo de jeito nenhum ahahah beijoos

      Excluir
  23. Ufa, pensei que era só eu que tinha medo de rugas cedo!
    Tenho 15 anos mais me preocupo muito com isso
    Vou por em pratica suas dicas desse de já
    http://surejustnot.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaahahhaahah menina, eu morro de medo, juro! Mas você é muito mais nova..fica calma ahahaha beijoos

      Excluir
  24. Olá, eu também tenho 22 quase 23 anos e estou vendo rugas onde não existiam nada haha, e eu concordo com você que dormir de barriga para cima é a coisa mais difícil, todo dia eu acordo com a cara amassada kkk
    Beijos e adorei as dicas.

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahhahahahah concordo em gênero e grau! ahahhahha Um beijo. obrigada!

      Excluir
  25. Minha pele branca exige 20 vezes mais esforço, ultimamente já procuro uns creminhos. Importante também cuidar do pescoço...

    http://cheiadepapo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá...
    Adorei o seu post...
    Ótimas dicas
    Até, mais...
    JaqueVirtual.
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ótimas dicas e com certeza hábitos simples fazem toda a diferença...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!