Karen Bartolomeu: Rugas, Como Amenizá-las?

Rugas, Como Amenizá-las?


    Olá! Na semana passada eu trouxe dicas de como prevenir as rugas e seu crescimento precoce. Mas hoje vim dar algumas dicas de como amenizar as rugas que já existem. Se as rugas já fazem parte da sua vida, não se desespere, ainda há maneiras de amenizá-las para que elas não sejam um incômodo e não te atrapalhem. Aqui vão algumas dicas práticas:

    - Maquiagem: Ao se maquiar, evite exagerar aplicando muito produto no rosto, pois isso deixaria as rugas ainda mais em evidência. Aposte em produtos pastosos e cremosos e evite os produtos em pó ou cintilantes. Prefira maquiagens em tons neutros e naturais.

   - Cremes: Já existem no mercado produtos que ajudam a “alisar” a pele e disfarçar as pequenas rugas que surgem no rosto, como os cremes blur e os primers que diminuem a aparência dos poros.
   - Botox: A aplicação da toxina botulínica é também uma alternativa para disfarçar os sinais da idade, pois diminui os movimentos do músculo e assim você “franze” menos o rosto.
    Além dessas dicas, existem também tratamentos estéticos muito eficazes para o tratamento das rugas:
    - Cremes anti-rugas: São cremes que mais indicados para rugas mais finas que começam a partir do 25 anos. Geralmente, eles contêm Coenzima Q10 ou Vitamina C, que são substâncias antioxidantes e combatem o envelhecimento local da pele. A vantagem é que podem ser aplicados pelo próprio paciente.
    - Cremes preenchedoresSão cremes de aplicação local e de ação instantânea de até seis horas e podem ser usadas como tratamento a longo prazo. Eles são a base de ácido hialurônico e micropartículas de luz. O ácido hialurônico é nesses cremes são ultrarreduzidos e, por isso, chegam à camada mais profunda da pele, preenchendo instantaneamente as rugas. E as micropartículas de luz criam um efeito ótico que dá menor profundidade às linhas. Também há outras substâncias na fórmula que ajudam a alisar a pele, como o ácido fólico, a creatina e esferas de colágeno. São mais indicados a partir dos 35 anos. Também podem ser aplicados pelo próprio paciente.
    - Laser de CO2 fracionadoNesse tipo de tratamento, ondas de laser de CO2 são emitidas sobre a pele enrugada que estará devidamente anestesiada. Com isso a pele se contrai, pois o colágeno tem essa reação a temperaturas acima de 60°C. E o organismo será estimulado produzir muito colágeno durante os próximos seis meses, já que o laser atingirá camadas bem profundas da pele. Assim, com a restituição do colágeno, as rugas serão tratadas e a pele voltará a ter um aspecto liso e jovem novamente.
    - Peeling: Existem dois tipos de peeling: o peeling de diamante e o peeling químico. Tanto no primeiro como no segundo, a intenção é a mesma: descamar a pele para que surja uma nova pele lisa e mais saudável em seu lugar, suavizando as rugas finas e aumentando a elasticidade da pele. Porém, o peeling químico é mais agressivo que o de diamante, mas a indicação de cada tipo depende da necessidade de cada paciente.
    - Luz intensa pulsada: O tratamento utiliza uma luz policromática que penetra na derme – camada mais profunda da pele – e seu calor estimula a movimentação da água, melhorando a circulação e promovendo a produção de colágeno.
   - Radiofrequência: Utiliza-se um aplicador que emite ondas de energia com alta frequência e elevam a temperatura da pele para até cerca de 40 a 43°C. Esse procedimento estimula a formação de colágeno e, consequentemente, diminui a flacidez, suavizando as rugas. É um tratamento indolor e com recuperação imediata.
   - PreenchimentoComo o próprio nome já diz, é uma técnica que consiste em injetar uma substância na pele para preencher os sulcos e fazer com que as rugas desapareçam. A substância mais utilizada para este procedimento é o ácido hialurônico – esse ácido já existe em nosso organismo e é mais concentrado na pele e responsável pelo seu volume e contornos. Como sua concentração vai diminuindo com o passar do tempo, o preenchimento devolve esse ácido à pele.
    - Lifting facialAtravés de uma cirurgia a pele é esticada, o que tira os vincos/sulcos, acabando com as rugas e rejuvenescendo toda a pele do rosto e pescoço. Esse procedimento é feito em hospital e o paciente só volta às atividades normais após retirar os pontos em 15 dias.
    Mas, Karen, como escolher o tratamento certo?
   Isso é trabalho para o seu dermatologista. Pois somente ele pode caracterizar mais especificamente o tipo, a causa, a gravidade, a evolução e outros fatores que são necessários para definir o melhor tratamento para cada caso. Também poderá ser avaliada a condição financeira e psicológica do paciente.
   Vale lembrar também que ter rugas é completamente natural e faz parte do envelhecimento do ser humano. Ninguém aos 80 anos terá a pele totalmente lisa e tentar conquistar isso com Botox resultará em um visual artificial, por isso, cuidado para não ficar obcecada com a jovialidade da pele. Amadurecer também é saudável.
   O principal conselho é cuidar da sua saúde. A sua pele reflete o que se passa no seu organismo. Se você estiver bem alimentada, descansada, se exercitar com regularidade e evitar o estresse, sua pele ficará radiante. Por outro lado, se deixar a sua saúde em segundo plano, pode ser que isso afete também a sua aparência. Portanto, cuide-se e tenha uma pele sempre bem conservada.
  E aí, gostaram? Já fez algum desses tratamentos? O que achou?
  Não deixe de comentar nem de participar da pesquisa de público localizada na lateral direita do blog.
   Um beijo!

18 comentários:

  1. bacanas as dicas, acho que o melhor pra prevenir além de hidratar com creme é hidratar o corpo td tbm com agua! e usar SEMPRE filtro solar

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Obrigada meu bem. Um beijo

      Excluir
  2. Eu acho que mais importante do que tratar é mesmo prevenir, logo desde cedo! Assim nunca serão necessárias medidas muito drásticas!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas, vou mostrar esse post para minha mae!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  4. Suas dicas foram ótimas, Karen! Ainda bem que ainda estou nova e não tenho que me preocupar com isso.
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda! Ah mas é sempre bom ficar de olho e cuidar para prevenir! Um beijo

      Excluir
  5. Adorei as dicas quando começar a aparecer já sei o que vou fazer!! :)
    Ainda bem que já dá pra prevenir né??

    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahah verdade, Joyce! Que bom que gostou! Um beijo

      Excluir
  6. Nossa, graças a Deus eu ainda não tenho rugas... tenho várias amigas novinhas que já tem rugas. :/ Adorei o post, super informativo.

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é menina..eu sou uma que estou notando umas..obrigada! Um beijo

      Excluir
  7. Nossa como minha mãe diz é melhor prevenir que remediar já estou com 26 e ainda não uso nada especifico já vou agendar a consulta para demarto que já está na hora do ati rugas mas os cuidados com a saude ja faço e o protetor solar sempre! Bjs
    www.maniasdapatty.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah concordo muito com você, Patty! Sempre é bom se cuidar para no futuro termos bons resultados! Um beijo!

      Excluir
  8. Nossa minha mãe adoro teu post hahaha Beijos te convido a conhecer meu blog e se inscrever lá http://estrelaar.blogspot.com.br/ Fique com Deus ♥ Sucesso...

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas! Depois de ler o outro post de como prevení-las eu ando bem mais atenta pois percebi que franzo muito a testa e tem uma linha bem fraca se formando lá, agora ando suavizando mais a expressão pra evitar uma ruga precoce haha

    Beijinhos
    http://perigosasgarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço isso, Gabi! ahahaha Beijinhoos

      Excluir

Seu comentário é muito importante!