Karen Bartolomeu: Depende do Ângulo - Iluminando

Depende do Ângulo - Iluminando

  Olá! Como eu disse algum tempo atrás no post sobre a camuflagem, muita gente ainda tem dificuldades com esses truques da maquiagem. E apesar da quantidade de posts e vídeos por aí sobre o assunto, ainda assim resolvi tentar trazer mais dicas na tentativa de ajuda àquelas que, assim como eu, ainda têm dificuldades.

   As correções em maquiagem se baseiam em princípios de ilusão de óptica - tons claros aumentam as áreas, ao passo que tons escuros as diminuem, puxando-as para trás. Assim, sombra clara contra a luz traz a área trabalhada mais para frente, aumentando-a e sombra escura contra a luz faz com que o local aplicado vá para trás, e produz também o efeito de trazer para frente o que está ao redor.  Resumindo: o que quer esconder, ESCUREÇA e o quer realçar, CLAREIE.

  Do que você mais gosta no seu rosto? Da boca, dos olhos, das sobrancelhas, das maçãs? É aí que entra a iluminação. Agora é hora de chamar atenção para aquilo de que mais gostamos!

  No formato de rosto, funciona assim: se meu rosto é retangular, ou seja, comprido e com as laterais estreitas, preciso camuflar a testa e o queixo, diminuindo o comprimento, e iluminar as laterais, dando amplitude. Então, na camuflagem você suaviza o que não quer mostrar e, na iluminação, ressalta o que quer valorizar. Ilumine os pontos contrários ao da camuflagem.

  O pó iluminador dá vida e chama atenção, mas deve ser passado com cautela (como tudo na maquiagem), pois a intenção não é elogiarem seu iluminador, e sim parecer que você nasceu com a pele daquele jeito, com um brilho natural. Excesso de iluminador pode passar a impressão de pele oleosa, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo). Então, cuidado! Evite iluminar áreas em que haja flacidez, linhas de expressão ou saliência óssea em excesso, pois isso agravaria o problema.

   Onde Passar o Iluminador:

  O iluminador deve ser aplicado onde você perceber que seu rosto é desproporcionalmente menor, por exemplo: se você percebeu que sua testa chama muita atenção e que seu queixo é pequeno em relação a ela, deve iluminar a ponta do queixo e camuflar a testa na raiz do cabelo. Fazendo isso, você aumentará o queixo e diminuirá a testa. Isso se chama "lei da compensação".

  Outro exemplo: se sua testa é alta e seu rosto é fino na parte inferior (maxilar fino, quase imperceptível ao toque), deve iluminar as laterais inferiores do rosto (maxilar) e escurecer as laterais da testa, na diagonal. É como se você "cortasse" o pedaço que escureceu.

   Material Necessário:
  - Pó iluminador com brilho, ou pó compacto dois tons mais claro que sua pele, ou sombra opaca nude ou branca;
   - Pincel de blush e língua de gato.

   Pontos de Iluminação:
   
   Veja na ilustração a seguir os pontos mais comuns em que se recomenda passar o iluminador. Mas lembre-se: nunca ilumine pontos de que não gosta no seu rosto! Além disso, se tiver pele oleosa, evite usar iluminador.




   Formatos de Rosto

  Graças a uma mistura infinita de raças, os mais variados formatos de rosto podem ser encontrados, cada um com sua peculiaridade. Principalmente no Brasil, percebemos que cada pessoa tem traços praticamente únicos, diferentemente de países como o Japão e alguns outros paises europeus, por isso a análise do seu rosto tem que ser feita de maneira detalhada.

  Visagismo (técnica usada para harmonizar o rosto por meio da maquiagem e do penteado) é coisa para profissional, mas nada a impede de conhecer um pouquinho mais de você. Aprender a perceber seu formato de rosto vai ajudá-la não só de maneira de aplicar a maquiagem, mas também a escolher um bom corte de cabelo, saber que cosméticos comprar, para onde chamar atenção e que pontos neutralizar no rosto.

  Nas caricaturas, por exemplo, o desenhista enfatiza com exagero o rosto retratado - se obervarmos uma caricatura e a compararmos com uma foto da mesma pessoa, conseguimos perceber os pontos mais fortes do rosto, entre eles o formato. Se alguém fosse fazer caricatura do seu rosto, qual seria o foco?

  O formato do rosto considerado ideal é o oval, por isso sempre imagine esse desenho sobre seu rosto quando for camuflar e iluminar. Elimine o que estiver fora desse formato (camuflando) e realce o que estiver dentro (iluminando).

  Rosto quadrado: testa baixa, com pouco espaço entre a raiz dos cabelos e as sobrancelhas, contornos retos, ângulos mais acentuados, ossos faciais mais visíveis, maxilar bem definido, rosto marcante. O comprimento do rosto é quase igual à largura.

  - O que camuflar: as extremidades, como os maxilares e as laterais da testa.
  - O que iluminar: centro da testa e queixo.




  Rosto redondo: formato angelical, queixo sem muita definição, maçãs do rosto salientes, ossos faciais imperceptíveis, testa com contornos arredondados e queixo curto.

  -  O que camuflar: faça um arco das têmporas ao maxilar para deixá-lo mais estreito.
  -  O que iluminar: centro da testa e queixo.



   Rosto oval: é o formato ideal, pois nao precisa de correções; testa e queixo proporcionais, testa levemente afunilada nas laterais, assim como o maxilar, queixo e maçãs do rosto com ângulos suaves.

   - Somente um blush nas maçãs já realça esse rosto "ideal".


   Rosto triangular invertido ou coração: testa mais reta e larga, com osso bem proeminente, e afunilamento em direção ao queixo, deixando-o pontudo, em formato de coração.

  - O que camuflar: as laterais e contornos da testa, em direção às maçãs do rosto.

  - O que iluminar: maxilar e queixo.


  Rosto triangular: teta estreita, geralmente escondida por cabelos e sobrancelhas, e maxilar mais amplo, alinhado e queixo mais largo.

   - O que camuflar: maxilar e queixo.
   - O que iluminar: toda a extensão da testa e apenas a ponta do queixo.



   Rosto retangular ou comprido: estrutura óssea alongada, laterais estreitas, testa alta, queixo longo, geralmente com pescoço mais comprido e fino. Comprimento bem maior que a largura.

   - O que camuflar: a ponta do queixo e toda a raiz do cabelo, na testa, para suavizar o comprimento do rosto.
   - O que iluminar: as maçãs do rosto.

 
   E aí, o que acharam? Não deixe de comentar!

Fonte: Livro "Pequeno Livro de Maquiagem. Guia para toda hora". Por Paula Espelho

28 comentários:

  1. Sorte a minha que tenho um rosto oval e não precisa de tanta correcção! Adorei as dicas!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. O meu é triangular , sorte minha . um pouco de iluminador já ajuda .. boas dicas karen <3
    beijos haha

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O meu é oval, então é menos dramática a situação, mas mesmo assim ainda sofro um pouco com esse assunto de iluminação e contorno! Hahaha
    Beijinhos!
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir
  4. adorei o post, bastante explicativo, depois que a gente passa base e corretivo o rosto perde msm um pouco do formato, acho importante usar contorno e iluminador pra dar essa vida de volta

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Amei o post
    super informativo e me ajudou a esclarecer muitas coisas!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  6. Está aí algo que eu sempre pensei em fazer mas morro de medo. Iluminação :/ Sei lá, morro de pavor de sair parecendo uma louca por causa de algum errinho. Mas vou tentar ^^

    http://agindodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Ah tenta! Quando você conseguir, vai ver que faz toda a diferença ahaha beijoos

      Excluir
  7. Adorei as dicas, eu sempre me perco em ' o que iluminar ou o que esconder" mas vou começar a praticar, que sabe ganho mais habilidade!
    Beijão
    http://priscilaashwell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa não sou muito boa com make!! Essas dicas estão sendo ótimas!! Pode trazer sempre!!
    Beijos
    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas. Já uso algumas.

    http://cheiadepapo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Aaaah. To seguindo, depois de tanto passar aqui, acho que não era sem tempo.

    ResponderExcluir
  11. Menina, adorei as dicas, esse post foi super útil e informativo.
    As vezes penso que entendo de maquiagem, mas quando vou ler esses posts percebo que eu nem sei nada sobre haha
    Uma coisa que não aprendi a fazer direito até hoje é o contorno facial, sempre que tento fazer o resultado fica muito aparente. Não consigo deixar aquele aspecto natural sabe? Você já fez algum post sobre isso?
    Beijinhos
    http://www.meninadepalavra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha sou igual a você. Quando acho que sei, vejo que nao sei nada e que tenho muito a aprender ainda ahahaha Fiz sim lindona. Veja o post de semana passada! Tomara que ajude! Um beijão

      Excluir
  12. Ai, gente!
    Qual é o meu estilo de rosto hehehe?? Não consegui reconhecer.
    Esse é o estilo iluminação da Kim Kardashian, não é?
    Obrigada pela dica, vou tentar fazer algo assim.
    Beijinhos ♥

    Pink CupCake | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu parece ser o triangular invertido! Ela usa esse tipo de iluminação sim. E o contorno do post de semana passada também! Que bom que gostou! Um beijo

      Excluir
  13. Olá...
    Adorei o seu post..
    Excelentes dicas...
    Até, mais...
    JaqueVirtual.
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!