Karen Bartolomeu: Cuidados a Se Ter Com Cabelo Curto

Cuidados a Se Ter Com Cabelo Curto

    Olá, conforme eu disse no post de semana passada, onde falei sobre meu atual corte de cabelo, hoje estou aqui para dar algumas dicas para quem tem cabelo curto ou pretende cortá-lo assim, afinal, cabelos, seja lá qual corte tiver, precisa de certos cuidados. Lembrando que, como eu disse, meu corte e cabelo são exceções, até porque, sou um pouco relaxada. rsrsrs

    Vamos às dicas:

    1) Corte Frequente:

    Uma coisa é certa: para quem quer cortar o cabelo curto e mantê-lo curto, o gasto com o corte tem que ser frequente para não perder o corte e ficar sem forma, já que o cabelo pequeno perde o corte e forma com mais facilidade. Então, o ideal é cortá-lo a cada 30 ou 45 dias para não ficar com ar desleixado (a não ser que você queira assim!).

   2) Oleosidade:

   Como eu disse semana passada, vejo a partir do meu próprio cabelo, que a oleosidade piora, caso você tenha um cabelo oleoso ou misto. É necessário lavá-lo frequentemente pois o cabelo suja muito rápido e fica muito mais aparente do que em cabelos longos.É que quanto mais curto for o cabelo maior a aparência de oleosidade em decorrência da atividade das glândulas sebáceas no nosso couro cabeludo. 

   Como evitar isso? Escolha um bom shampoo e cuide mais da higiene dos fios, lavando o cabelo dia sim dia não, com um shampoo que ajude a controlar a oleosidade dos fios, com água não muito quentes, já que a água quente estimula a oleosidade. E nada de esfregar muito os fios, inclusive na hora da escovação, já que quanto maior a fricção, maior a oleosidade, pois as glândulas sebáceas passam a trabalhar com mais intensidade. 

   Também pegue leve no uso do condicionador, o aplicando apenas nas pontas pelo mesmo motivo exposto nos dois parágrafos anteriores.

   3) Coloração:

   Se você pinta, faz luzes ou qualquer coisa do tipo, saiba que você está em vantagem! (até que fim, né?). É que com cabelo curto é mais fácil disfarçar a raiz crescida, muito mais que no caso de fios longos. Se o cabelo tiver franja, é melhor ainda, já que dá para jogá-la para um lado e para o outro, ajudando a disfarçar a parte crescida. Claro que a raiz vai crescer no mesmo ritmo, mas por ser mais maleável, é mais simples de disfarçar.

   4) Hidratação:
   
   Não importa o tamanho do seu cabelo, ele vai precisar de tratamento, ele vai precisar de coisas que reponham o que foi perdido nos desgastes diários, na coloração e coisas do tipo. Ao menos uma vez por semana os fios vão precisar passar por esse tratamento e por outros, caso tenha descoloração, alisamento, progressiva, relaxamento ou algo do tipo. Claro que, como em qualquer cabelo, será necessário preservar a raiz, ou não, afinal já existem máscaras específicas para couro cabeludo, que ajudam a reduzir a oleosidade local e ainda tratam os fios. Ou seja, é preciso tratar sim, sempre, mas tudo vai depender do estado do seu cabelo.

   5) Finalizadores:

   Cabelo curto com “textura” é muito charmoso, então não abra mão de um pó ou pomada pra estilizar o cabelo, sobretudo se o corte for mais desconectado. Os outros finalizadores também podem ser usados, como leave-in e óleo finalizador, desde que a raiz seja preservada pra não piorar a oleosidade. Os mousses são ótimos pra dar forma, os séruns, que são mais leves, são ótimas opções pro dia a dia e as pomadas são excelentes pra finalizar os penteados. Ou seja, dá sim pra usar finalizadores, é só investir nas melhores opções pro seu caso!

    6) Química:

   As químicas capilares estragam os fios e isso nós já sabemos, né? Acontece que em cabelos curtos e, principalmente, nos muito curtos esse tipo de procedimento não é indicado vez que o produto, a depender do ativo, pode queimar o couro cabeludo se tocá-lo, causar descamações ou coisas do tipo. Ou seja, técnicas de alisamento ou relaxamento, incluindo as progressivas, não devem ser usadas nos fios curtos, ou, caso seja indispensável, é preciso tomar ainda mais cuidado pra não agredir o couro cabeludo.

   Portanto, tomando certos cuidados, seu cabelo curto ficará lindíssimo e você não se arrependerá de ter cortado, assim como eu.

   Um beijo e espero que tenham gostado.

   Não deixe de comentar e de participar da pesquisa de público localizada na lateral direita do blog.

4 comentários:

  1. Tens uns meses que estava pensando em cortar os cabelos curtos mas se aumenta a oliosidade já não quero mais meu cabelo já é tão oleoso! Amei o post bja
    www.maniasdapatty.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahaha é verdade. Aumenta mesmo e o meu já era também. Tenho que lavar praticamente todo dia (e isso porque sou preguiçosa!) Beijos

      Excluir
  2. Olá...
    Adorei o seu post...
    Ótimas dicas para quem tem ou quer adquiri o cabelo curto.
    Até, mais...
    JaqueVirtual.
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!