Karen Bartolomeu: Você Sabia? Short

Você Sabia? Short

    Você sabia como surgiu esta peça presente em qualquer guarda roupas? 

    Pois bem, o short, que vem do inglês = curto, surgiu no século XVI, durante o período do Renascimento, chamado de calções, eram de cintura alta e iam até os joelhos seguidos de meias que cobriam toda a canela. 

    Era uma época onde o vestuário masculino e feminino eram muito parecidos – com o tempo, os homens da nobreza (especialmente os reis) começaram a sentir a necessidade de se destacar entre os demais, ocasionando mudanças na moda da época. Inicialmente tinha enchimentos que enfatizavam os órgãos genitais como forma de distinguir os sexos.

    Durante reino de Luís XVI, no final do século XVII,  o povo não podia usá-lo devido às leis de vestuário que separavam as classes. E seguiram sendo exclusividade da nobreza até a Revolução Francesa, com os rebeldes sans cullotes (“sem calções”), que trouxe um decreto que passou a permitir que o povo se vestisse como bem quisesse. Apesar de serem mais curtos do que as calças e saias usadas até então, os calções não deixavam as pernas dos homens à mostra, pois ficavam cobertas por meias.

    Com a chegada dos século XIX, essa prática foi mudando e os shorts foram ficando mais leves e soltos. Entretanto, por conta da força da religião na época, eram associados somente a trajes de banho e esportes, mas foi exatamente por conta desses últimos que foram se tornando o que são hoje. Com a popularização do futebol já no século XX, por exemplo, as peças foram ganhando as ruas e conquistando tanto homens quanto mulheres.

    De lá pra cá, a peça foi encurtando, ganhando diferentes modelagens e matérias-primas, e é componente essencial do guarda-roupa especialmente nos dias mais quentes. Da próxima vez que você for usar um, já vai saber de onde veio!

    Portanto, ele já foi de forro de estofados, quando foi criado, já foi de tecido fino e sedoso, de náilon, eles também já tiveram enchimentos para dar destaques aos órgãos genitais e enfatizar a diferença de sexo, foram bufantes, amplos e já chegaram a ser tão largos que se assemelhavam com saias...

    Hoje temos vários tipos de short feitos em diversos tipos de tecidos, formando esta peça tão versátil e indispensável no guarda-roupas de qualquer pessoa, seja homem, seja mulher.









     E aí? Gostou da história do short?

    Até a próxima!

                      Karen Bartolomeu

OBS: Se você gostou, não deixe de clicar em "Participar deste site" na sessão Seguidores na barra lateral e claro, de comentar (seu comentário é muito importante!). Obrigada!

Um comentário:

  1. Quem criou o shorts é muito 10... além de ser uma peça de roupa que é encontrada no guarda-roupa de qualquer pessoa, são bem confortáveis e serve pra ir em qualquer lugar (Se a pessoa souber usar). <33'To adorando o Blog ...
    Beeijãao '

    http://garotaa-indelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!